Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Grave crise institucional no Estado de Rondônia.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).:
  • Grave crise institucional no Estado de Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2005 - Página 15095
Assunto
Outros > ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
Indexação
  • GRAVIDADE, DIVULGAÇÃO, TELEVISÃO, ATUAÇÃO, DEPUTADO ESTADUAL, ESTADO DE RONDONIA (RO), CHANTAGEM, GOVERNADOR, PEDIDO, SUBORNO.
  • APREENSÃO, EXTENSÃO, CORRUPÇÃO, AMBITO, ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, EXPECTATIVA, APOIO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ASSINATURA, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, IRREGULARIDADE, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
  • APOIO, PROPOSTA, CRIAÇÃO, COMISSÃO, SENADO, ACOMPANHAMENTO, CRISE, ESTADO DE RONDONIA (RO).

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - O Senador José Agripino trabalhou com muita lucidez, como é a sua marca. O que o País viu, estarrecido, Sr. Presidente, foi o Governador exibindo Deputados que pediam, claramente, a ele, que estabelecesse, em seu governo, o regime lamentável da mesada, da propina, o mesmo que estamos aqui a condenar no plano federal. Não sei se a proposta da Senadora envolve a renúncia de parlamentares federais ou não. (Pausa.)

Só dos estaduais. Renúncia, portanto, pela metade.

Não tenho dúvida de que a Senadora haverá de não negar seu apoio à Comissão Parlamentar de Inquérito que quer investigar esse assunto do PTB, que, aliás, o próprio PTB está assinando. Portanto, temos a certeza de que vamos obter muito mais do que 41 votos.

Mas volto ao assunto de Rondônia. O fato é que a proposta do Senador Tião Viana é sábia: uma comissão isenta, equilibrada partidariamente, para ver o que de fato acontece lá. Mas não dá para passar uma esponja naquilo que foi exibido em cadeia nacional, envolvendo Deputados claramente propineiros, que pediam dinheiro ao Governador para apoiar seu governo.

Se houver mazelas do Governador, que porventura sejam investigadas a fundo, do mesmo jeito que se quer investigar as denúncias patrocinadas pela revista Veja. Mas não podemos partir da premissa de que, qualquer que seja o caos, ou qualquer que seja a dificuldade em Rondônia, não tenha havido aquela cena horripilante de Deputados cobrando mesada do Governador para vender suas consciências, mesada essa que, certamente, seria paga com o dinheiro público.

Portanto, concordo plenamente com uma parte da idéia, que é a comissão de Senadores, equilibrada, para verificar in loco a questão.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2005 - Página 15095