Discurso durante a 75ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Contestação à informação de que o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Nelson Jobim, adiaria para o segundo semestre o julgamento de mandado de segurança referente à instalação da CPI dos Bingos.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
JUDICIARIO.:
  • Contestação à informação de que o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Nelson Jobim, adiaria para o segundo semestre o julgamento de mandado de segurança referente à instalação da CPI dos Bingos.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/2005 - Página 17798
Assunto
Outros > JUDICIARIO.
Indexação
  • CONFIANÇA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), EXPECTATIVA, DESMENTIDO, NOTICIARIO, IMPRENSA, DECLARAÇÃO, MINISTRO, ADIAMENTO, VOTAÇÃO, AÇÃO JUDICIAL, REFERENCIA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.
  • SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, ENCAMINHAMENTO, DISCURSO, ORADOR, DESTINATARIO, PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Agradeço a V. Exª, Sr. Presidente.

Sr. Presidente, jornal de hoje publica nota que, sei, não pode corresponder à verdade. Todos somos testemunhas da integridade, da respeitabilidade, da inteligência e da competência do Ministro Nelson Jobim. Tenho certeza, portanto, de que o Ministro Nelson Jobim não iria procurar Senadores nem Ministros para dizer que, mesmo que o Ministro Eros Grau devolva o processo, ele não colocará em votação os outros nomes este ano ou este semestre.

Isso é uma afronta ao Ministro que preside o Supremo Tribunal Federal. Quero dizer que não acredito na informação, mas - quem sou eu para aconselhar o Ministro Nelson Jobim?. Penso que isso deveria ser desmentido, porque ele não é um parlamentar, ele é o ministro-presidente do Supremo, cuja atuação só tem recebido os aplausos da Nação brasileira em razão da forma democrática e correta pela qual preside o órgão superior da Justiça brasileira.

Sr. Presidente, Srs. Senadores, não acredito, considero inverídica a afirmação segundo a qual, se esse processo chegar ao Ministro Nelson Jobim, ele vai segurar a votação do problema relativo à CPI dos Bingos, conforme afirma determinado jornal de hoje.

Quero pedir a V. Exª que, com todo respeito, dirija ao Ministro Nelson Jobim as minhas palavras de apreço e respeito à sua figura e faça-lhe saber que, da tribuna do Senado, protestei contra a afirmativa que lhe atribui o jornal, que evidentemente não seria digna de um homem da expressão de Nelson Jobim.

Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/2005 - Página 17798