Discurso durante a 74ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre o encontro do Presidente do Senado com o Presidente da República para discutir uma agenda de interesse nacional.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA NACIONAL.:
  • Comentários sobre o encontro do Presidente do Senado com o Presidente da República para discutir uma agenda de interesse nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2005 - Página 17705
Assunto
Outros > POLITICA NACIONAL.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, PRESIDENTE, SENADO, APRESENTAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PROPOSTA, PAUTA, INTERESSE NACIONAL, RESPOSTA, CRISE, NATUREZA POLITICA.
  • ANALISE, AUTORIDADE, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEMOCRACIA, COMANDO, IMPLEMENTAÇÃO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Serei breve, Sr. Presidente, notadamente porque todos os oradores dos mais diversos segmentos partidários do Senado Federal já se pronunciaram e traduziram com muito brilhantismo a louvável iniciativa de V. Exª de entregar ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, uma Agenda do Crescimento.

Esperávamos de V. Exª uma atitude como essa, construtiva, equilibrada e positiva, levando em consideração, acima de tudo, os altos interesses do nosso País, diante de uma crise gerada no âmbito do Governo e espalhada em todos os cantos do Brasil pela imprensa nacional, pelos líderes da oposição, dando a ligeira impressão de que o Governo não tem o comando da administração. Eleito como foi para a Presidência da República, de forma institucional, o Presidente da República teria todas as condições, todo o direito e toda a legitimidade de levar adiante não somente seus projetos de Governo, mas também mudanças institucionais e iniciativas nesse sentido.

Existe, Sr. Presidente, uma grande diferença entre ter poder e ter autoridade. O poder, muitas vezes, se utiliza de sua força coercitiva para obrigar outras pessoas a tomarem posições que não gostariam de tomar de forma natural. Mas quem tem autoridade é aquela pessoa que tem habilidade para que as pessoas façam aquilo que ela sugere, de forma democrática e civilizada. E, como sabe V. Exª, nem sempre quem tem o poder tem autoridade, mas, às vezes, quem tem autoridade tem poder, mesmo não tendo o poder constituído.

Registro, neste instante, que V. Exª agiu como um político que tem o poder, mas não o usa para coagir; usa da autoridade para convencer.

Por isso, felicito V. Exª pelo seu gesto de coragem, que dignifica não apenas o Senado, não apenas o seu Estado, Alagoas, mas que dignifica o homem público do Brasil. Eu me somo a V. Exª nesta boa intenção de levar de forma construtiva a administração do Brasil, o Governo do Brasil a um caminho avançado para o desenvolvimento que todos esperamos.

Parabéns a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2005 - Página 17705