Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogia o discurso do Senador Flávio Arns, que critica a acusação de existir no país uma oposição golpista.

Autor
Cristovam Buarque (PT - Partido dos Trabalhadores/DF)
Nome completo: Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Elogia o discurso do Senador Flávio Arns, que critica a acusação de existir no país uma oposição golpista.
Publicação
Publicação no DSF de 24/06/2005 - Página 20767
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, FLAVIO ARNS, SENADOR, COMENTARIO, TENTATIVA, ACUSAÇÃO, OPOSIÇÃO, RISCOS, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA, PREJUIZO, GOVERNO FEDERAL.

O SR. CRISTOVAM BUARQUE (Bloco/PT - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Flávio Arns, fico feliz ao ouvir o discurso de um companheiro do meu Partido com essa posição. Creio que é um equívoco muito grande, em primeiro lugar, levantar a idéia de risco às instituições democráticas, sobretudo partindo de pessoas do próprio Governo. Quem está no Governo quer reduzir ao máximo as fricções sociais. Às vezes, penso que, nos últimos dias, o Governo e o nosso Partido têm criado fricções sociais cujo risco só vêm contra nós.

Além disso, o pior erro é achar que o erro é cometido pelos outros e não por nós próprios. Se não descobrirmos, com seriedade, os equívocos que cometemos e estamos cometendo, se continuarmos jogando a culpa nos outros, aí sim, a situação ficará fora de controle. A Oposição faz o que é seu direito em cima de nossos equívocos. Não é ela que cria equívocos para nós. Espero que um discurso como o de V. Exª alerte cada um de nós para descobrir onde estamos errando a fim de que possamos corrigir as falhas.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/06/2005 - Página 20767