Discurso durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio à Casa da decisão do PMDB de realização de prévias para a candidatura própria à Presidência da República.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Anúncio à Casa da decisão do PMDB de realização de prévias para a candidatura própria à Presidência da República.
Aparteantes
Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2005 - Página 29015
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • REGISTRO, DECISÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), DISPUTA, CANDIDATURA, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, ANUNCIO, ABERTURA, INSCRIÇÃO, EXPECTATIVA, APROVAÇÃO, REGULAMENTAÇÃO, ELEIÇÃO, ESCOLHA, CANDIDATO.
  • COMENTARIO, POSSIBILIDADE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), PIONEIRO, ELEIÇÃO, ESCOLHA, CANDIDATO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EXTENSÃO, VOTO, MEMBROS.
  • AGRADECIMENTO, ELOGIO, PAULO PAIM, SENADOR, DECISÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB).

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, quero agradecer essa deferência desse Senador que está no meu coração, o Senador Paulo Paim, que tão bem representa o Estado do Rio Grande do Sul.

Serei muito breve, Senador Paulo Paim, na comunicação que farei.

Quero registrar um fato que, para nós, do PMDB, é alvissareiro, promissor mesmo. Ontem a Executiva Nacional do Partido - da qual tenho a honra de fazer parte - reuniu-se e, por unanimidade, decidiu que terá candidato próprio à Presidência da República, o que, aliás, Convenção anterior já havia definido. Mas ficou definido que o Partido vai escolher o seu candidato por meio de prévias, e já estão abertas as inscrições para aqueles que desejam ser candidatos a candidato à Presidência da República pelo PMDB no ano de 2006.

Ficou acertado que, no dia 14 de setembro, vamos aprovar a regulamentação dessas prévias, o que significa, no universo do Partido, quem terá direito a voto, se todos os filiados terão direito a voto, se os Vereadores o terão, assim como os Prefeitos. Em suma, qual será o colégio eleitoral das prévias? Eu defendo que esse colégio eleitoral seja o mais amplo possível.

Estão abertas as inscrições, e quem quiser ser candidato a candidato terá de se inscrever até o dia 15 de fevereiro, mas pode fazer isso desde agora, se quiser. Senador Papaléo Paes, as prévias se realizarão no dia 5 de março, e, caso haja mais de dois candidatos, havendo necessidade de segundo turno, isso ocorrerá no dia 15 de março.

Por que digo que o fato é alvissareiro? Porque o PMDB precisa de uma afirmação, e isso revitalizará o Partido. O fato de se pretender escolher esse candidato por meio das prévias não é comum na democracia brasileira. O PMDB praticamente inauguraria esse critério de escolha de candidato à Presidência da República por meio de prévias. Isso é importantíssimo.

O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Senador Ramez Tebet, peço um aparte a V. Exª, porque sei que a Mesa será tolerante.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS) - Concedo o aparte a V. Exª.

O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - O aparte será bem rápido. Cumprimento V. Exª pelo anúncio que faz à Casa, inclusive pela decisão do PMDB. Entendo ser isso muito bom para a democracia. Por isso, as eleições serão em dois turnos. No primeiro turno, haverá disputa de projetos e de idéias entre todos os Partidos, e, no segundo turno, de forma natural, os Partidos que entenderem que aqueles que forem para o segundo turno estão mais próximos do seu programa poderão caminhar juntos. Cumprimento V. Exª. Tive a ousadia do aparte pela brilhante decisão, no meu entendimento, que o seu Partido tomou. Parabéns, inclusive, pela prévia!

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS) - Senador Paulo Paim, imagine o contentamento que tenho em receber o aparte de V. Exª! Como V. Exª cresce em nossa admiração! V. Exª é do PT, eu sou do PMDB; no entanto, V. Exª está se interessando pelo assunto, porque existe uma causa maior que se chama democracia.

A democracia representativa está precisando de oxigênio. Tanto isso é verdade, que estão proliferando as organizações não-governamentais e outras associações úteis. Realmente a democracia e o PMDB, em particular, estão precisando dessa oxigenação. Fico contente com isso.

Recebi inúmeras manifestações de pessoas do meu Estado e de outros, cumprimentando pela decisão da Executiva Nacional.

Sr. Presidente, agradeço a V. Exa, que pertence ao meu Partido e o honra. Tenho orgulho disso.

Agradeço também, mais uma vez, a gentileza do Senador Paulo Paim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2005 - Página 29015