Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à iniciativa do Presidente Renan Calheiros de racionalização dos trabalhos das CPMIs.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), MESADA.:
  • Apoio à iniciativa do Presidente Renan Calheiros de racionalização dos trabalhos das CPMIs.
Publicação
Publicação no DSF de 31/08/2005 - Página 29322
Assunto
Outros > CONGRESSO NACIONAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), MESADA.
Indexação
  • ELOGIO, PRESIDENTE, SENADO, REUNIÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, ENTENDIMENTO, INTEGRAÇÃO, TRABALHO.
  • APREENSÃO, URGENCIA, DIVULGAÇÃO, RELAÇÃO, DEPUTADOS, RECEBIMENTO, PROPINA, MESADA, DEFESA, AMPLIAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, ANTERIORIDADE, REMESSA, RELATORIO, CAMARA DOS DEPUTADOS, OBJETIVO, PUNIÇÃO, CASSAÇÃO, MANDATO PARLAMENTAR.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, também fui informado hoje, pelo Presidente da CPI do Mensalão, Senador Amir Lando, do entendimento que V. Exª teve com os Presidentes das Comissões e com os Relatores, e fiquei bastante feliz com o encaminhamento. Quero parabenizá-lo por isso, em nome da nossa Bancada.

A única dúvida que me resta é quanto ao encaminhamento concernente a Deputados, pois os Parlamentares citados na lista são da Câmara dos Deputados, nenhum é do Senado. Porém, as duas Comissões que estão analisando a lista acham que se deve fazer apenas uma pequena recomendação da citação desses nomes. Fico na dúvida se não seria melhor investigarmos um pouco mais e apresentarmos um pouco mais de dados sobre os nomes apresentados naquela lista. Por que digo isso? Porque, se a investigação for para lá de maneira mais tímida, haverá, dentro da Câmara dos Deputados, inevitavelmente, de se fazer uma punição política, para dar uma resposta nacional, e não técnica, o que pode ensejar recurso.

Nesse caso, é apenas uma dúvida de uma pessoa que está acompanhando as duas CPIs. No meu entendimento, seria importante não mandar a lista agora, fazer uma investigação um pouco mais apurada, dar o direito do contraditório a essas pessoas e, a partir daí, mandar uma peça mais bem acabada para a Câmara dos Deputados, que dará a última palavra sobre as punições. Fica aqui a preocupação de minha parte.

Parabenizo V. Exª pelo encaminhamento.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/08/2005 - Página 29322