Discurso durante a 166ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "Contradições", de autoria do ex-Ministro Jarbas Passarinho, publicado no jornal Correio Braziliense, edição de 30 de agosto do corrente. Registro de matéria intitulada "As piores desculpas do mensalão", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 14 de agosto do corrente. Comentário sobre matéria intitulada "Lula não vota na eleição do PT e marca distanciamento do partido", publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, edição de 19 de setembro do corrente.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), MESADA.:
  • Registro do artigo intitulado "Contradições", de autoria do ex-Ministro Jarbas Passarinho, publicado no jornal Correio Braziliense, edição de 30 de agosto do corrente. Registro de matéria intitulada "As piores desculpas do mensalão", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 14 de agosto do corrente. Comentário sobre matéria intitulada "Lula não vota na eleição do PT e marca distanciamento do partido", publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, edição de 19 de setembro do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 27/09/2005 - Página 33060
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), MESADA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, CRISE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), TENTATIVA, DESVINCULAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, RESPONSABILIDADE, CORRUPÇÃO, OPÇÃO, AUSENCIA, VOTAÇÃO, ELEIÇÃO, COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL, CRITICA, INEXATIDÃO, DEPOIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), MESADA.

            O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado “Contradições”, de autoria do ex-Ministro Jarbas Passarinho, publicado no jornal Correio Braziliense do último dia 30 de agosto do corrente.

            O artigo trata dos sucessivos escândalos que envolvem o Partido dos Trabalhadores e da tentativa do seu atual Presidente, Tarso Genro, de “refundar” o Partido, extremamente desgastado com as denúncias de corrupção que se abaterem sobre o PT. Trata, ainda, do benefício que é dado ao Presidente Lula de desconhecer os crimes que o PT praticou. Sobre isso, o autor conclui seu artigo com o seguinte pensamento de Bertold Brecht: “Quem não sabe a verdade é ignorante. Quem sabe e diz que é mentira, é um criminoso”.

            Concluindo, Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado como parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

            O segundo assunto, Sr. Presidente, é para registrar a matéria intitulada “As piores desculpas do mensalão”, publicada no jornal Folha de S. Paulo do último dia 14 de agosto do corrente.

            A matéria mostra como as meias verdades e mentiras dominam o debate político. Em destaque, são apresentadas as justificativas apresentadas pelas pessoas envolvidas no escândalo do “mensalão”, justificativas essas que, com o passar dos dias, se mostraram totalmente inconsistentes. A crise é grave, e não poderia ser tratada com essa irresponsabilidade.

            Sr. Presidente, requeiro que a matéria acima citada seja considerada como parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado.

            O terceiro assunto, Sr. Presidente, é também para comentar a matéria intitulada “Lula não vota na eleição do PT e marca distanciamento do partido”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo do último dia 19 de setembro do corrente.

            O Presidente Lula, ao deixar de votar na eleição para a nova cúpula do PT, tenta se distanciar do Partido e, assim, afastar o seu governo da atual crise política.

            No entanto, a estratégia, além de não funcionar, pois não há como separar o governo do PT, causou enorme decepção entre os seus militantes, que esperavam que o presidente desse o exemplo de estar presente, votando, num momento tão difícil para o Partido.

            Sr. Presidente, requeiro que a matéria acima citada seja considerada parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matérias referidas:

“Contradições.”

“As piores do “Mensalão.”

“Lula não vota na eleição do PT e marca distanciamento do partido.”

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/09/2005 - Página 33060