Discurso durante a 167ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de entrevista da Senadora Heloísa Helena concedida ao jornal Correio Braziliense e de artigo de autoria de Plínio de Arruda Sampaio.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. POLITICA PARTIDARIA. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • Registro de entrevista da Senadora Heloísa Helena concedida ao jornal Correio Braziliense e de artigo de autoria de Plínio de Arruda Sampaio.
Publicação
Publicação no DSF de 28/09/2005 - Página 33188
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. POLITICA PARTIDARIA. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), ENTREVISTA, HELOISA HELENA, SENADOR, CRITICA, GOVERNO FEDERAL, DECLARAÇÃO, IMPOSSIBILIDADE, DESCONHECIMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CORRUPÇÃO, GOVERNO.
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, PLINIO ARRUDA SAMPAIO, DEPUTADO FEDERAL, DECLARAÇÃO, FRUSTRAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
  • APOIO, INICIATIVA, PREFEITURA MUNICIPAL, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), TRANSFORMAÇÃO, SEDE, GOVERNO MUNICIPAL, MUSEU.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, encaminho a V. Exª e à Mesa pronunciamentos, enviando aos Anais entrevista concedida pela Senadora Heloísa Helena ao Correio Braziliense do último dia 25 deste mês, em que S. Exª afirma que seria impossível se montar tão aparatoso esquema de corrupção sem a ciência do Presidente da República.

O SR. PRESIDENTE (Augusto Botelho. PDT - RR) - Senador, V. Exª é o próximo orador.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Sem dúvida. Do mesmo modo, encaminho para os Anais artigo do Deputado Plínio de Arruda Sampaio, intitulado “Por que não mais PT?”, publicado na seção Tendências/Debates do jornal Folha de S.Paulo, em que fala das suas desilusões para com esse Partido.

Finalmente, encaminho pronunciamento de apoio à iniciativa da empresa Manaustur, da Prefeitura Municipal de Manaus, transformando em museu o Paço Municipal de Manaus, que, aliás, foi sede do Governo municipal por muito tempo. Eu próprio tive a honra de ali atuar por quatro anos, Sr. Presidente.

Peço a palavra como orador, portanto, inscrito.

 

*******************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTOS DO SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO.

********************************************************************************

           O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar o artigo intitulado “Por que não mais PT?”, de autoria de Plínio de Arruda Sampaio, publicado na seção Tendências/Debates do jornal Folha de S.Paulo, do último dia 27 de setembro do corrente.

           O ex-petista, em seu artigo, apresenta uma série de razões que o levaram a tomar a decisão de deixar o Partido dos Trabalhadores. Entre tantas razões, destaca não reconhecer mais como sendo “traços do PT”: um programa de construção do socialismo democrático; preponderância de gente do povo entre os seus fundadores; subordinação da cúpula partidária às decisões dos núcleos de base.

           Plínio de Arruda Sampaio afirma, ainda, que “nestes dois anos e meio, o assistencialismo substituiu a luta contra a desigualdade, e o governo procurou frear a combatividade dos movimentos populares”.

           Para que conste dos Anais do Senado, requeiro, Senhor Presidente, que o referido artigo seja considerado como parte integrante deste pronunciamento. O texto é o seguinte:

           Um segundo assunto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, para o qual ocupo a tribuna, neste momento, é para fazer o registro da entrevista concedida pela Senadora Heloísa Helena ao Correio Braziliense do último dia 25 de setembro do corrente.

           Na entrevista, a Senadora do Partido Socialismo e Liberdade - P-SOL, ao criticar duramente o atual governo e o Partido dos Trabalhadores, afirma que “seria impossível ter montado um esquema de corrupção com tantas ligações como esse, sem o conhecimento e a autorização do presidente Lula”.

           A Senadora afirma ainda, que “o governo Lula e o PT já estão derrotados historicamente naquilo que foi a razão de suas existências”.

           Para concluir, Senhor Presidente, requeiro que a referida entrevista passe a integrar os Anais do Senado Federal.

           Era o que tinha a dizer.

           Também quero registrar, Sr. Presidente, como terceiro assunto, o seguinte:

 

************************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matérias referidas:

“Lula sabia da corrupção”;

“Por que não mais PT?”.

“Paço vai virar museu”.

 

O SR. PRESIDENTE (Augusto Botelho. PDT - RR) - Senador Arthur Virgílio, V. Exª será atendido na forma do Regimento.

Concedo a palavra a V. Exª, por 20 minutos, por permuta com o Senador Heráclito Fortes.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) -

*********************************************************************************

DISCURSO PRONUNCIADO PELO SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO NA SESSÃO DO DIA 27 DE SETEMBRO DE 2005, QUE, RETIRADO PELO ORADOR PARA REVISÃO, SERÁ PUBLICADO POSTERIORMENTE.

(Art. 201, §§ 2º e 3º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/09/2005 - Página 33188