Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários ao artigo intitulado Precisa-se de gerentes, publicado no jornal O Estado de S.Paulo de 28 de setembro do corrente.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Comentários ao artigo intitulado Precisa-se de gerentes, publicado no jornal O Estado de S.Paulo de 28 de setembro do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 30/09/2005 - Página 33547
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, INCOMPETENCIA, GOVERNO FEDERAL, FALTA, PLANEJAMENTO, DEFINIÇÃO, PRIORIDADE, INVESTIMENTO, AUSENCIA, ARTICULAÇÃO, MINISTERIOS, RESULTADO, INFERIORIDADE, INVESTIMENTO PUBLICO.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é fato que o governo do presidente Lula investe pouco; o nível de investimentos públicos é muito baixo. Mas a justificativa para isso não pode ser somente o superávit primário que, aliás, está bem acima da meta prevista. O problema maior está mesmo é na falta de competência do governo federal para planejar e executar políticas públicas que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social do País.

O artigo intitulado “Precisa-se de gerentes”, publicado na seção Notas & Informações do jornal O Estado de S. Paulo de 28 de setembro do corrente, ilustra muito bem a situação. Segundo o artigo, “o governo brasileiro investe pouco, hoje, não somente porque economiza muito, mas principalmente porque não sabe planejar, preparar projetos, definir prioridades e cuidar de obras. De modo geral, falta mais competência para administrar políticas do que dinheiro para investir. Falta gerência, no governo federal, para definir prioridades e articular a ação dos ministérios”.

Após dois anos e meio de governo Lula continuamos assistindo a um governo que, definitivamente, não tinha um projeto de governo mas, sim, apenas um projeto de poder.

Concluindo, Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.

***********************************************************************************

Matéria referida:

“Precisa-se de gerentes”.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/09/2005 - Página 33547