Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários ao artigo intitulado "Desculpas não bastam", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, de 27 de setembro do corrente.

Autor
Reginaldo Duarte (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: José Reginaldo Duarte
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comentários ao artigo intitulado "Desculpas não bastam", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, de 27 de setembro do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 30/09/2005 - Página 33548
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, GOVERNO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), TENTATIVA, REDUÇÃO, CRIME, CORRUPÇÃO, ERRO, NATUREZA POLITICA.

            O SR. REGINALDO DUARTE (PSDB - CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para comentar o artigo intitulado “Desculpas não bastam”, publicado na seção Notas & Informações do jornal O Estado de S. Paulo de 27 de setembro do corrente.

            O artigo se baseia na última entrevista do ex-ministro José Dirceu, concedida à Folha de S.Paulo do último dia 25 de setembro do corrente, para afirmar que a atual crise ético-política pode ficar marcada pela “tentativa de minimização de culpas, pela via da deturpação (ou ‘criação’) de conceitos, por parte dos que dela emergem indelevelmente maculados. Procura-se, por exemplo, transformar em simples erros o que, notoriamente, são crimes a punir; para tanto, inventam-se conceitos como ‘créditos não contabilizados’ para explicar ‘dinheiro sujo’; ou se inventa a anódina expressão ‘responsabilidade política’ como se esta pudesse substituir responsabilidades concretas, de maiores conseqüências, tais como as de natureza legal, administrativa ou penal”.

            O artigo conclui: “Tudo bem, desde que o deputado tenha consciência de que, nesse assunto escabroso, além de erro há crime, além de correção tem que haver punição - e aí desculpas ao País não bastam”.

            Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR REGINALDO DUARTE EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.

***********************************************************************************

Matéria referida:

“Desculpas não bastam”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/09/2005 - Página 33548