Discurso durante a 166ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. Apolônio de Carvalho, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. Apolônio de Carvalho, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.
Publicação
Publicação no DSF de 27/09/2005 - Página 33015
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, FUNDADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, DEMOCRACIA.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Para encaminhar a votação. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Apolonio de Carvalho faleceu neste final de semana, aos 93 anos de idade, uma vida absolutamente dedicada às causas da justiça, da liberdade e da igualdade.

Apolonio de Carvalho combateu o fascismo na guerra civil espanhola. Foi um dos brasileiros que se deslocou à Espanha para combater o início de todo o processo de fascismo. Foi também herói da resistência francesa contra o nazismo, reconhecido por aquele país por sua dedicação durante o período em que compartilhou das lutas do povo francês contra o domínio nazista na França.

Foi também um lutador destemido pela democracia no Brasil. Ao longo de seus mais de 90 anos de vida, sempre esteve à frente das principais lutas democráticas e de todas as causas vinculadas à justiça e à igualdade.

Por isso, peço o registro da nota de pesar pelo falecimento de Apolonio de Carvalho, um dos fundadores do PT, que, desde o primeiro momento da criação do nosso Partido, batalhou por todas as idéias que moveram a criação do PT, defendendo-as.

Ainda na quarta-feira passada, teve a oportunidade de conversar por telefone com o Presidente Lula, muito animado com a possibilidade de sair do hospital e ainda contribuir para a defesa das questões centrais que moveram sua vida: igualdade, justiça e liberdade. Entretanto, infelizmente, a doença levou Apolonio, que, sob meu ponto de vista, era um cidadão do mundo, e não apenas do Brasil, porque se dedicou à luta pela igualdade, justiça e liberdade em toda parte. Guardião da liberdade e da justiça, era um cidadão, com todas as letras maiúsculas, que a vida dá como testemunho no seu nome.

Solicito, pois, o registro, nos Anais do Senado, da nota de pesar pelo falecimento de Apolonio de Carvalho e a aprovação do requerimento de homenagem.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/09/2005 - Página 33015