Discurso durante a 168ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Critica o ministro da educação pela recusa em dialogar com os professores grevistas das universidades federais.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Critica o ministro da educação pela recusa em dialogar com os professores grevistas das universidades federais.
Publicação
Publicação no DSF de 29/09/2005 - Página 33349
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), NEGLIGENCIA, REQUERIMENTO, ASSINATURA, MAIORIA, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, CONGRESSO NACIONAL, RECUSA, DIALOGO, NEGOCIAÇÃO, PROFESSOR, GREVISTA, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, CORPO DOCENTE, ENSINO SUPERIOR.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é inacreditável, mas, apesar do requerimento assinado por quase todos os Líderes Partidários da Casa - do Congresso Nacional, aliás -, o Ministro da Educação se recusa a receber os grevistas das universidades federais, os grevistas da Andes.

Sr. Presidente, não estou dizendo para conceder nada, não sei se é possível conceder alguma coisa. Estou falando que é a negação da democracia não receber quem demanda atenção e diálogo para os seus pleitos. Portanto, o Governo se afunda na corrupção, e se afunda na prepotência, e se afunda no autoritarismo o tempo inteiro. Chega a ser um pouco demasiado isso.

Então, reivindicamos aqui, com a exigência de que o Governo abra suas portas para negociar com quem está em greve, porque o mínimo que se pode esperar é, basicamente, conversar. Se vai resolver ou não é outra estória. Mas conversar não faz mal. E não conversar é pecado brutal em uma democracia, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/09/2005 - Página 33349