Discurso durante a 173ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento à Mesa de documento sobre a GEAP - Fundação de Seguridade Social.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Encaminhamento à Mesa de documento sobre a GEAP - Fundação de Seguridade Social.
Aparteantes
Jefferson Peres.
Publicação
Publicação no DSF de 06/10/2005 - Página 34050
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • ADVERTENCIA, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, AMEAÇA, PERDA, ASSISTENCIA MEDICA, PLANO, SAUDE, FUNDAÇÃO, SEGURIDADE SOCIAL, NECESSIDADE, PROVIDENCIA, GOVERNO.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço que V. Exª ordene a inserção, nos Anais da Casa, do documento enviado pelo Comando de Greve dos professores universitários, versando sobre vetos presidenciais à LDO. Eu nem entro nesse mérito - já fui Governo, já fui Líder de Governo, já fui Ministro. Não entro no mérito de ser possível ou não, mas peço que os Anais acolham essa matéria.

Peço também que os Anais acolham esta outra matéria: Carta do Comando Nacional de Greve dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior aos Parlamentares.

Aí, basicamente - e eu já soube que as Senadoras Serys Slhessarenko e Ana Júlia Carepa se manifestaram, além dos Senadores Jefferson Péres e Paulo Paim -, não temos como compactuar com o fato de o Ministro não receber os grevistas. Eu não estou pedindo que ele atenda aos grevistas nas reivindicações. Estou pedindo que ele exercite o direito básico - e ele é pago pelo povo para isto - de ouvir o que pensam os grevistas.

O Sr. Jefferson Péres (PDT - AM) - É o terceiro Ministro da Educação em três anos de Governo.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - É o terceiro Ministro da Educação, em três anos de Governo, que mostra a enorme desimportância que se dá ao tema.

Sr. Presidente, veja bem: há o Bispo que está se imolando nas águas do rio São Francisco. Eu não estou entrando no mérito, mas estou vendo pouco ou nenhum interesse do Governo em, efetivamente, dialogar para salvar a vida do Bispo - muito pouco interesse. Eu não entendo desse assunto. Eu sou do Amazonas e não entendo do assunto. Não quero entrar no mérito. Eu apenas quero dizer que tem uma vida humana em jogo e que dialogar não faz mal a ninguém, não diminui ninguém. Dialogar não vai tirar nenhum pedaço do Presidente da República. Nada.

Então, eu peço, ou além, exijo, em nome da Bancada do PSDB, respaldado por Senadores, inclusive da base do Governo, por Senadores de todos os Partidos e tenho a impressão de que pelo Senado inteiro, que o Ministro da Educação, Haddad, saia de seu pedestal - o pedestal dele é falso - e receba os grevistas, ouça os grevistas. Se não puder atendê-los, diga que não pode atendê-los e arque com as conseqüências de seu ato, mas não recebê-los é descabido, desumano, antidemocrático e desmoraliza este Governo, tanto quanto as acusações de irregularidades que têm pontificado nos jornais, Sr. Presidente.

 

***********************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

***********************************************************************************************

Matérias referidas:

“Carta do Comando Nacional de Greve dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior - CNG-ANDES-SN aos Parlamentares.”

“Pela derrubada do veto ao parágrafo único do art.90 da LDO.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/10/2005 - Página 34050