Discurso durante a 177ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração ao "Dia do Professor" e ao "Dia da Criança".

Autor
Cristovam Buarque (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. HOMENAGEM.:
  • Comemoração ao "Dia do Professor" e ao "Dia da Criança".
Publicação
Publicação no DSF de 12/10/2005 - Página 34767
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO. HOMENAGEM.
Indexação
  • APOIO, INICIATIVA, MANIFESTO, SENADOR, DEFESA, EDUCAÇÃO, IMPORTANCIA, MOBILIZAÇÃO.
  • HOMENAGEM, DIA, CRIANÇA, PROFESSOR, NECESSIDADE, AUMENTO, PRIORIDADE, EDUCAÇÃO, BRASIL, POLITICA SOCIAL, ELOGIO, ATUAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO).

O SR. CRISTOVAM BUARQUE (PDT - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em nome de quem eu cumprimento todos os membros da Mesa, em primeiro lugar, saúdo o Senador Aloizio Mercadante e o Senador José Jorge não apenas por esta sessão, mas também pela iniciativa que eles tomaram para elaborar o manifesto que tenta mostrar ao Brasil que os Senadores da República estão sintonizados com a luta para situar educação como elemento central das preocupações brasileiras. Esta semana deveria ser chamada “A semana do futuro para o Brasil”, porque é a semana em que coincidem o Dia do Professor e o Dia da Criança. Este casamento - professor e criança - permite a construção e o nascimento do futuro.

Lamentavelmente, o que temos visto é que esses dois pilares do futuro não têm, ao longo da história, recebido nem o apoio, nem a prioridade central da vida pública brasileira. É neste sentido que nós temos que agradecer - que não só passou, mas continua, aqui - a figura do Jorge Werthein, um argentino que, por intermédio da Unesco, vem aqui ao Brasil e nos desperta, nos incentiva e nos motiva para que coloquemos a educação como o elemento central do seu futuro. E educação significa criança mais professor.

Ontem mesmo, vendo no Jornal Nacional, um quadro que eles vão apresentar nos próximos dias sobre quatro países cujo êxito vem da Educação. Não apenas alegrei-me de ver no Jornal Nacional esta mostra que pode ajudar a despertar o Brasil para a importância da Educação, e devo reconhecer, se não estou enganado, que por trás daquilo há um pouco da influência do Jorge Werthein nessa campanha que ele fez aqui ao longo dos anos para que a educação fosse um elemento central. E dessa promoção de debates, que ele fez aqui em torno desses países, cuja situação há alguns anos não era diferente do Brasil. Alguns estavam atrás do Brasil, como ontem vimos o exemplo da Irlanda, país que nos anos 70 não fazia diferença da situação brasileira no que se refere à alfabetização, educação das crianças, investimento em ciência e tecnologia, e que hoje é um exemplo para o mundo inteiro.

Jorge Werthein não apenas promoveu e apoiou, mas executou projetos que são exemplos para o país que quiser fazer um gesto e um esforço na Educação. E nenhum outro país mais do que o Brasil precisa fazer esse exercício, esse gesto, esse movimento, porque outros países não têm recursos para fazer isso, como muitos dos países africanos; outros não precisam fazer mais, porque já o fizeram. O Brasil está entre aqueles países que ainda não fizeram e que têm os recursos para fazê-lo: têm a necessidade e têm os recursos. Precisamos despertar.

E uma manhã como esta - parabenizo o Sr. Presidente e especialmente os dois Senadores que o ladeiam, Aloizio Mercadante e José Jorge - serve para fazer uma homenagem ao Jorge Werthein, que foi um dos inspiradores do manifesto, mas, sobretudo, a esses dois Senadores que agarraram a sugestão, levaram adiante e conseguiram a assinatura de todos os seus Pares.

Agora é hora de transformar sessões como esta em manifesto, em realidade. Juntos, independentemente do Partido de cada um de nós, trabalharmos para que os dois pilares do futuro sejam promovidos e apoiados e que, dentro de mais alguns anos, professores e crianças, na semana delas, quando formos fazer aqui referência a sua situação, não seja preciso dados negativos, como ainda existem, e que o Presidente Renan Calheiros leu no seu discurso.

Parabéns, Senador Aloizio Mercadante; parabéns, Senador José Jorge; parabéns, Jorge Werthein; parabéns a esta Casa, mas não esqueçamos que falta muito a fazer, que o desafio é grande e que nós temos uma imensa responsabilidade de dar os passos necessários para que o Brasil solidifique os dois pilares do seu futuro: professores e crianças.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

(Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/10/2005 - Página 34767