Discurso durante a 193ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Seca na Amazônia. Pirataria de produtos eletrônicos no Brasil. Comentários ao discurso do Prefeito José Serra, proferido em 24 de outubro de 2005, em defesa da ética na política.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE. CALAMIDADE PUBLICA. SEGURANÇA PUBLICA. HOMENAGEM.:
  • Seca na Amazônia. Pirataria de produtos eletrônicos no Brasil. Comentários ao discurso do Prefeito José Serra, proferido em 24 de outubro de 2005, em defesa da ética na política.
Publicação
Publicação no DSF de 02/11/2005 - Página 38018
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE. CALAMIDADE PUBLICA. SEGURANÇA PUBLICA. HOMENAGEM.
Indexação
  • COMENTARIO, ESTUDO TECNICO, AUTORIA, PESQUISADOR, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZONIA (INPA), ADVERTENCIA, PROBLEMA, ECOSSISTEMA, FLORESTA AMAZONICA, PREJUIZO, MEIO AMBIENTE, MUNDO.
  • ELOGIO, EMPENHO, PREFEITO, MUNICIPIO, SILVES (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), PROVIDENCIA, MELHORIA, CONDIÇÕES SANITARIAS, PRECARIEDADE, POPULAÇÃO, VITIMA, SECA.
  • QUESTIONAMENTO, AUSENCIA, PROVIDENCIA, GOVERNO FEDERAL, REPRESSÃO, CONTRABANDO, FRAUDE, PRODUTO ELETRONICO, BRASIL, PREJUIZO, POLO INDUSTRIAL, SUPERINTENDENCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS (SUFRAMA), ECONOMIA NACIONAL.
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DISCURSO, AUTORIA, JOSE SERRA, PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, SÃO PAULO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), HOMENAGEM, ATUAÇÃO, MARIO COVAS, EX PREFEITO, DEFESA, ETICA, POLITICA.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, todos os fenômenos do mundo têm alguma relação com a Amazônia. Tudo está interligado. O que acontece em outras partes do mundo interfere na Amazônia e a Amazônia interfere em outros fenômenos naturais pelo mundo afora.

Palavras de quem sabe o que diz. Palavras de um cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o INPA. Palavras de um técnico da Amazônica, que conhece a Amazônia, ali vive, ali aprendeu o verdadeiro significado da Região.

São Palavras do pesquisador Geraldo Mendes, especialista em Bioaquática e em ictiologia.

São Palavras de advertência? Sim, são palavras de advertência

Registro aqui, aproveitando esta oportunidade, a elogiável e heróica ação da Prefeita Cildra Andrade, do município de Silves por ocasião da séca de rios do Amazonas.

Ela resolveu acompanhar a equipe médica de Silves, atravessando a pé o Lago do Canaçari, que se transformara em imenso campo alagado durante a vazante.

A Prefeita quis ir, pessoalmente, com a equipe de saúde, para ver de perto o que estava se passando nas áreas mais distantes, atingidas pela seca.

Ela e a equipe faziam diariamente caminhadas de até três horas, carregando equipamentos e medicamentos nas costas. Nos locais atingidos, as equipes procuravam ensinar os ali residentes sobre ações que deveriam ser adotadas para não só enfrentar a difícil situação, como, também e principalmente, quais as medidas profiláticas que deveriam cumprir.

Parabéns à Prefeita Cildra, de Silves. É assim que se faz na hora em que é necessário.

Dou prosseguimento a este pronunciamento, para referir-me a um problema que, não sendo de Manaus, causa prejuízos de vulto às indústrias do Pólo Industrial da Suframa. Refiro-me à pirataria de discos, dvds e produtos eletrônicos contrabandeados e que representam uma movimentação equivalente a 62% do mercado desses produtos no Brasil.

Com a pirataria, são prejudicados também outros segmentos industriais, como o de brinquedos, pela concorrência desleal do contrabando.

Chamo a atenção para o fato, alarmante, de que, com essa ação pirata, já foram fechadas no Brasil 31 fábricas, nos últimos três anos, coincidentemente os três anos do Governo petista do Presidente Lula.

Até quando vai perdurar a passividade do Governo diante desse absurdo comércio pirata, portanto ilegal?

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto eu gostaria de falar sobre Mário Covas, de saudosa memória, além de grande político e administrador, deixou um exemplo na ética política: sempre pôde voltar a sua casa de cabeça erguida, fosse ela a que dividia com os familiares, fosse a sua casa o partido, fosse o Palácio dos Bandeirantes, fosse o Brasil.

            Essas expressões foram lembradas pelo Prefeito de São Paulo, José Serra, no dia 24 último, ao participar de solenidade em defesa da ética na política, realizada na sede da Fundação Mário Covas, em São Paulo.

Nessa palestra, o Prefeito paulistano faz uma incursão sobre o conceito de ética na política, texto que incorporo a este pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

O texto vai em anexo.

 

************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

“Discurso do prefeito José Serra.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/11/2005 - Página 38018