Discurso durante a 196ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem ao Sr. John Danilovich, pelos trabalhos realizados na chefia, até o último dia 4, da representação diplomática norte-americana no Brasil.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. POLITICA EXTERNA.:
  • Homenagem ao Sr. John Danilovich, pelos trabalhos realizados na chefia, até o último dia 4, da representação diplomática norte-americana no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2005 - Página 38409
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • CRITICA, GRAVAÇÃO, ENTREVISTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • HOMENAGEM, ATUAÇÃO, EMBAIXADOR, DESPEDIDA, EXERCICIO, CHEFIA, CORPO DIPLOMATICO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), BRASIL.
  • REGISTRO, ARTICULAÇÃO, EMBAIXADOR, VISITA, CHEFE DE ESTADO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), BRASIL, ENCONTRO, CONGRESSISTA, EMPRESARIO, DEMONSTRAÇÃO, INTERESSE, RELAÇÕES DIPLOMATICAS.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pela ordem.

Faço dois registros. A tal entrevista gravada do Presidente Lula já é de conhecimento público, de todo mundo. Foi a primeira entrevista que eu não vi e que não gostei. Ela valeu mais pelas perguntas inteligentes do que pelas respostas insinceras e óbvias de Sua Excelência.

            Sr. Presidente, peço que acolha na mesa, com vistas aos Anais da Casa, breve, porém comovido, pronunciamento que faço homenageando o Embaixador dos Estados Unidos, que deixou de sê-lo no último dia 4, Sr. John Danilovich.

Danilovich, que era empresário investidor na área privada em seu país, exerceu com competência e dedicação o posto de chefe da representação diplomática norte-americana no Brasil. Deixa boa lembrança e o reconhecimento dos brasileiros pelos bons serviços que prestou ao dois países nesse período de pouco menos de um ano e meio.

Estive com o Embaixador em diversas ocasiões e acompanhei seu trabalho em Brasília. Ele agora retorna a Washington, para integrar a Agência Governamental Corporação e Desafios do Milênio, um posto à altura da seriedade com que se houve aqui.

Com esse registro, cumprimento o Embaixador John Danilovich, na certeza de que, à frente de suas novas funções, alcançará o mesmo êxito logrado no Brasil, para o bom relacionamento entre os dois países.

            Sr. Presidente, culminou sua presença como Embaixador americano no Brasil com a visita do Presidente Bush, que ontem fez uma palestra para Parlamentares, empresários, intelectuais brasileiros, num gesto que me pareceu o ápice da relação entre Brasil e Estados Unidos.

Foi um belo gesto do Embaixador, a quem desejo - até por apreciá-lo pessoalmente - toda felicidade pessoal, todo o êxito profissional, tudo o que de melhor possa suceder a ele e à sua família.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2005 - Página 38409