Discurso durante a 202ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao modo como o atual governo utiliza as agências reguladoras. Episodio do seqüestro de Celso Daniel.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Críticas ao modo como o atual governo utiliza as agências reguladoras. Episodio do seqüestro de Celso Daniel.
Publicação
Publicação no DSF de 18/11/2005 - Página 39992
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REGISTRO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, MANIPULAÇÃO, AGENCIA, ORGÃO REGULADOR, OBTENÇÃO, FAVORECIMENTO, NATUREZA POLITICA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ALEGAÇÕES, TESTEMUNHA, CONFIRMAÇÃO, RESISTENCIA, EX PREFEITO, MUNICIPIO, SANTO ANDRE (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), SEQUESTRO, HOMICIDIO.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, isso só poderia acontecer no Governo petista do Presidente Lula. Ao invés de usar as agências reguladoras como instrumento de modernização administrativa, como ocorrida no Governo FHC, o que os políticos da base aliada fazem é uma vergonhosa barganha política: loteiam os cargos de diretores das Agências.

As agências, sabe a Nação, foram criadas (no Governo FHC) para cuidar tecnicamente de serviços de infra-estrutura e de outros setores. Com isso não se preocupam nem Lula nem o PT, como mostra matéria publicada na edição de hoje (17 nov 2005) pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Estou anexando esta matéria ao meu pronunciamento para que, assim, passe a constar dos Anais do Senado da República.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria também ,nesta oportunidade, dizer que nova testemunha diz que Celso Daniel resistiu ao seqüestro, noticia o jornal Folha de S.Paulo (edição de 16 de novembro de 2005), a propósito de relato feito pelo Senador Eduardo Suplicy, que, na semana passada, voltou ao cenário do crime e encontrou uma nova testemunha do seqüestro do Prefeito Celso Daniel, de Santo André.

            O episódio, um dos mais intrigantes do País, compõe o quadro de corrupção em Santo André, que teria beneficiado, com recursos da extorsão, a campanha do Presidente Lula.

Estou anexando a este pronunciamento a matéria da Folha, para que passe a constar dos Anais do Senado da República. São elementos novos que, no mínimo, servirão de subsídios no dia em que o historiador se dispuser a analisar o triste episódio de corrupção no Governo do Presidente Lula e de seu partido, o PT.

Era o que eu tinha a dizer.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Cansamos de Montanha Russa”.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/11/2005 - Página 39992