Discurso durante a 204ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da entrevista concedida pelo Senador Tasso Jereissati à revista Veja do último dia 16, que analisa a atual crise enfrentada pelo Governo e pelo Partido dos Trabalhadores. Comentários à matéria intitulada "O futuro chegou", sobre livro de autoria do ex-Ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro da entrevista concedida pelo Senador Tasso Jereissati à revista Veja do último dia 16, que analisa a atual crise enfrentada pelo Governo e pelo Partido dos Trabalhadores. Comentários à matéria intitulada "O futuro chegou", sobre livro de autoria do ex-Ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/2005 - Página 40544
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), LANÇAMENTO, LIVRO, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), ENTREVISTA, TASSO JEREISSATI, ANALISE, CRISE, GOVERNO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, houve um tempo, na década de 40, em que o Brasil foi retratado como o País do Futuro, pelo escritor, ensaísta, dramaturgo e historiador, que se refugiara no Estado do Rio de Janeiro, fugitivo que era da segunda grande guerra mundial. Sua obra é também uma interpretação do espírito brasileiro.

Hoje, O Futuro Chegou, como descreve o economista e ex-Ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega. Em 400 páginas, o volume, que vem a público na mais triste e sombria fase da vida brasileira, com a corrupção servindo de identidade para o governo petista do Presidente Lula, o hoje consultor aponta como ponto fundamental para o Brasil a contenção de gastos. Nada parecido com o que se vê na atual administração federal brasileira.

Pela importância que certamente se reserva ao livro de Maílson da Nóbrega, estou anexando a este pronunciamento a matéria publicada a respeito pela revista Veja (edição de 22/11/2005), com o mesmo título deste lançamento.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto é para fazer o registro da entrevista concedida pelo senador e futuro Presidente do PSDB, Tasso Jereissati, à revista Veja do último dia 16 de novembro do corrente.

Na entrevista, o senador analisa a atual crise enfrentada pelo governo e pelo Partido dos Trabalhadores e faz uma avaliação do comportamento da oposição diante das denúncias que assolam o País desde o primeiro semestre deste ano.

Para concluir, Sr. Presidente, requeiro que a referida entrevista passe a integrar os Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“O futuro chegou.”

“Fomos incompetentes.”

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/2005 - Página 40544