Discurso durante a 210ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários ao artigo intitulado "A única política de Lula", publicado na seção Notas & Informações do jornal O Estado de S.Paulo em sua edição de 23 de novembro do corrente.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Comentários ao artigo intitulado "A única política de Lula", publicado na seção Notas & Informações do jornal O Estado de S.Paulo em sua edição de 23 de novembro do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2005 - Página 41581
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), QUESTIONAMENTO, INCOERENCIA, CONDUTA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INCITAMENTO, DIVERGENCIA, MEMBROS, GOVERNO FEDERAL, OBJETIVO, DEMONSTRAÇÃO, CAPACIDADE, CHEFE DE ESTADO, PACIFICAÇÃO, CONFLITO, SIMILARIDADE, PERIODO, ATUAÇÃO, SINDICALISTA.

SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar o artigo intitulado “A única política de Lula”, publicado na seção Notas & Informações do jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 23 de novembro do corrente.

O artigo faz comparações entre a época em que o Presidente Lula era sindicalista do PT e os dias de hoje, usando como exemplo as diferenças entre os Ministros Antônio Palocci e Dilma Rousseff. Segundo o artigo, “Luiz Inácio Lula da Silva fez carreira no sindicalismo e no PT arbitrando divergências a que ele próprio muitas vezes dava corda para servirem exatamente de instrumento de afirmação e consolidação de sua liderança tutelar”. Hoje, “o presidente parece ter achado que poderia comer o bolo e guardá-lo, revivendo a tática que usava na luta sindical e no PT”.

A conclusão do artigo é a de que o governo do Presidente Lula foi responsável por apenas uma única política: “a de promover, irresponsavelmente, dissensões públicas entre os seus para, diante delas, posar de líder”.

Sr. Presidente, para concluir, solicito que o artigo acima citado seja considerado como parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

“A única política de Lula.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2005 - Página 41581