Discurso durante a 214ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Defesa da imprensa livre e do sigilo da fonte de um jornalista.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • Defesa da imprensa livre e do sigilo da fonte de um jornalista.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2005 - Página 42434
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • DEFESA, NECESSIDADE, CONGRESSO NACIONAL, INTERPELAÇÃO, PROCURADOR, AMEAÇA, DEMOCRACIA, TENTATIVA, QUEBRA DE SIGILO, FONTE, JORNALISTA, DESRESPEITO, LIBERDADE DE IMPRENSA.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Quero secundar o Líder da Minoria na Câmara, Deputado José Carlos Aleluia, quanto à necessidade de o Congresso - e faço a provocação aqui também, pelo Senado Federal - interpelar o Procurador Bruno Accioly, que queria quebrar sigilo de fonte de um jornalista, ou seja, quebrando uma das espinhas dorsais da imprensa livre e, portanto, da democracia que temos de preservar.

Portanto, faço, neste momento, a provocação à Mesa do Congresso, secundando o Deputado José Carlos Aleluia e instando o Congresso a interpelar, judicialmente, o Procurador. Que ele não venha, porque não vamos permitir atitudes desse tipo nem cerceamentos a um dos primados, a um dos princípios basilares da democracia, que é a imprensa livre e, portanto, o direito de se fazer da crítica um instrumento para aperfeiçoamento das instituições e da civilização deste País.

Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2005 - Página 42434