Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à cidade de Florianópolis-SC, que completa 280 anos, amanhã. (como Líder)

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à cidade de Florianópolis-SC, que completa 280 anos, amanhã. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2006 - Página 9193
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, FLORIANOPOLIS (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), REGISTRO, HISTORIA, DESENVOLVIMENTO, AMPLIAÇÃO, TURISMO, CUMPRIMENTO, AUTORIDADE, AGRADECIMENTO, RECEBIMENTO, ORADOR, TITULO, CIDADÃO, CAPITAL DE ESTADO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Pela Liderança do PSDB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero agradecer a gentileza ao nobre Líder do PFL, Senador José Agripino, um dos grandes Líderes do Congresso Nacional.

Amanhã, quinta-feira, Florianópolis vai completar 280 anos. Como não estarei aqui para prestar essa homenagem - e amanhã será feriado em Florianópolis - eu quero fazer o registro hoje. Agradeço, sensibilizado, a oportunidade que o Presidente me dá.

É sempre com imenso prazer que, quando retorno ao meu querido Estado de Santa Catarina, visito a querida Florianópolis.

Nossa Florianópolis completa, nessa quinta-feira, 280 anos - mais bela, mais vigorosa e dinâmica do que nunca, e cada vez mais jovem, porque sabe retirar de suas ricas raízes força suficiente para renovar-se a cada dia.

De suas origens bandeirantes, ainda no século XVII, passando pela contribuição açoriana, no século XVIII, e pela chegada dos imigrantes, sobretudo alemães, no século XIX, o povoado de Nossa Senhora do Desterro foi criando, aos poucos, uma identidade única que hoje constitui um de seus atrativos e uma de suas forças.

Nesses quase três séculos, a pequena Vila de Nossa Senhora do Desterro do século XVIII acabou por se transformar, no século XXI, em um dos melhores lugares para se viver no Brasil. Hoje, Santa Catarina é o Estado brasileiro com o maior Índice de Desenvolvimento Humano, tendo ultrapassado, no ano passado, o nosso querido Distrito Federal. Florianópolis, em particular, está entre as regiões metropolitanas com maior qualidade de vida. Não é por acaso que nossa capital se tornou um dos lugares mais desejados do País para se fixar moradia.

Aliás, Florianópolis não é um objeto de desejo apenas para quem procura levar uma vida de mais qualidade; é também, hoje, um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil - o que não é dizer pouco em um país tão cheio de atrativos como é o Brasil.

Enfim, desejada pelos que lá não vivem, admirada pelas multidões que a visitam todo ano e enchem suas praias no verão, amada por seu povo, Florianópolis é motivo de orgulho para todos os catarinenses e para todos os brasileiros, exemplo de um Brasil que pode prosperar com trabalho, dedicação, amor à comunidade e boa administração.

Aproveito o ensejo para cumprimentar e felicitar o Prefeito Dário Berger e seu Vice, Bita Pereira, ambos do PSDB, e toda a equipe da Prefeitura de Florianópolis, pela magnífica administração que vêm realizando, bem como os ex-prefeitos, pelo excelente trabalho que realizaram.

Em épocas de profunda decepção com a política, como esta que vivemos; em momentos como este pelo qual passa o País, em que o ceticismo e o desapontamento dos cidadãos é respondido muitas vezes com cinismo e indiferença pelos governantes mais altos; em épocas como esta, eu dizia, é reconfortante encontrar exemplos de administradores públicos competentes, como encontramos, para nosso orgulho, em nossa querida capital Barriga Verde, Florianópolis.

Cumprimento o Prefeito, o Vice-Prefeito e todos os moradores dessa bela cidade. E aproveito a oportunidade para também cumprimentar os Vereadores de Florianópolis, os atuais e os ex-Vereadores, na pessoa do seu jovem Presidente, Vereador Marcílio Ávila.

Devo, inclusive, agradecer à Câmara Municipal, que me prestará, nessa quinta-feira, uma lembrança muito grande, concedendo-me o título de Cidadão Honorário de Florianópolis. Estarei lá amanhã para receber esse título. Eu, que sou gaúcho, recebi, recentemente, o título de Cidadão Catarinense. E agora, com muita alegria, vou receber o título de Cidadão Honorário de Florianópolis.

Agradeço ao Senador José Agripino por me permitir essa oportunidade para homenagear essa tão bela cidade, o povo de Florianópolis, os “manezinhos da ilha”, como dizem, e também toda a imprensa daquela cidade, a administração pública, a Justiça, os homens de bem, aqueles que fizeram muito por Florianópolis e por Santa Catarina.

Parabéns Florianópolis, que, nessa quinta-feira, será homenageada por todos pelos seus 280 anos!

Obrigado, Sr. Presidente Senador Flexa Ribeiro, grande Senador pelo Estado do Pará.


Modelo1 7/1/246:20



Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2006 - Página 9193