Discurso durante a 31ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Acusa a política econômica adotada pelo governo Lula de ser responsável pela redução no percentual da safra agrícola do estado do Piauí.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Acusa a política econômica adotada pelo governo Lula de ser responsável pela redução no percentual da safra agrícola do estado do Piauí.
Aparteantes
Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 31/03/2006 - Página 10496
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • RECEBIMENTO, MENSAGEM (MSG), INTERNET, AUTORIA, PRESIDENTE, CAMARA MUNICIPAL, MUNICIPIO, GERVASIO DE OLIVEIRA, ESTADO DO PIAUI (PI), APOIO, DISCURSO, ORADOR, CRITICA, INEXISTENCIA, POLITICA AGRICOLA, GOVERNO FEDERAL.
  • REGISTRO, DADOS, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), REDUÇÃO, SAFRA, GRÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senadora Heloísa Helena, que preside esta sessão; Senadoras e Senadores; brasileiras e brasileiros aqui presentes e que nos assistem pela TV Senado; Senador Heráclito Fortes, o poder da TV Senado, como V. Exª já salientou hoje, é extraordinário. Senadora Heloísa Helena, creio que o povo brasileiro, sentindo a parcialidade da mídia, busca a verdade que vivemos aqui.

Esta sessão deliberativa foi iniciada às 14 horas, e debatemos os problemas mais importantes deste País.

Senador Heráclito Fortes, recebi um e-mail concernente a um pronunciamento que fiz ontem, quando disse da surpresa de ter visto um adesivo em um carro no Piauí. Senadora Heloísa Helena, chegando em Uruçuí - que, vamos dizer, é a capital da soja, cujo Prefeito é o nosso amigo, Chico Filho, amigo meu e do Senador Heráclito -, no aeroporto, vi dezenas de carros e, em um deles, havia um adesivo com a cara do Lula. Fiquei perplexo e pensei: será que estão esperando o Governador do Piauí, que é do PT? Fiquei desconfiado, mas vi que se tratava dos nossos amigos.

Aproximei-me para ver o adesivo e o que estava escrito - lá, no Piauí do Francenildo: “Lula, a maior praga da agricultura!” Esse era o adesivo.

Mas, hoje, recebi um e-mail sobre o pronunciamento que fiz, Senador José Agripino, de Ionaldo Joaquim de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Capitão Gervásio de Oliveira, no Piauí.

Ele diz:

Hoje, tive a oportunidade de assistir, em minha residência, a mais uma de vossa apresentação na tribuna do Senado Federal, onde V. Exª externou a sua solidariedade com o produtor rural em sua plenitude, nunca se esquecendo do nosso Piauí.

Sou admirador seu por sua simplicidade, porque, depois do senhor, a política piauiense nunca mais foi a mesma, pondo fim aos políticos de gabinete.

Gosto de sua maneira de expor os fatos, sempre falando a verdade, sempre pregando o que é certo.

No final, ele fala da admiração que tem também a V. Exª.

Passado o tempo, hoje sou Vereador, Presidente da Câmara de minha cidade e quero que saiba [...] Fica a promessa de se fazer uma reunião para marcar que o PT ninguém agüenta mais. Mais este Governo, brincando de aprender a governar, pois tudo aqui, Senador, só fica em promessa e em reunião. Fazem uma reunião para marcar outra reunião.

Eu queria dizer que o retrato do Piauí é o do Brasil, Senadora Heloísa Helena.

601

 SESSÃO DO SENADO FEDERAL 

Supervisora: Jacirene Hora: 20:00

Arquivo: SSF30601         

(cont. o Sr. Mão Santa)

que o retrato do Piauí é o do Brasil, Senadora Heloísa Helena. Talvez, seja da agricultura do Estado de V. Exª.

Atentai bem, no Piauí decresceu a produção de grãos - são dados do IBGE, órgão do Governo. Ontem, denunciávamos isso no Brasil, mas acabam de ser divulgados os números atuais da safra agrícola do Piauí.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), é referente ao mês de março e foi realizado em todos os 223 Municípios do Estado.

Para os principais produtos - cereais e leguminosas (fava, arroz, feijão e milho) e oleaginosas (soja, algodão e mamona) -, a produção de grãos esperada é de 1.216.706 toneladas, o que expressa, em termos gerais, uma redução de 21,37% em relação à previsão de janeiro de 2006. Portanto, reduziu, decaiu.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Permite-me V. Exª um aparte, Senador Mão Santa?

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - O acompanhamento constatou reduções em todas as principais culturas de grãos, sendo afetadas em percentuais diversos segundo as características específicas de cada cultura. O arroz sequeiro sofreu uma redução de 38,29%; o feijão 1ª safra teve um percentual de perda de 24,87%; o milho reduziu em 29,76%; e para a soja a redução foi de 11,08%.

Em se confirmando essa expectativa, a produção de soja, hoje, representa 50,35% de toda a produção de grãos esperada para o Estado na presente safra. E justamente nós participamos, vamos dizer assim, da injeção do plantio de soja.

Esse é o quadro do Piauí, que é do Brasil!

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Senador Mão Santa, aproveitando o seu discurso, eu gostaria de pedir a V. Exª que transmitisse ao Presidente da Câmara de Capitão Gervásio de Oliveira que nós, Senadores, estamos trabalhando pela Ferrovia Transnordestina, saindo de Eliseu Martins e indo-se encontrar com o ramal ferroviário que vem de Pecém, no Ceará, chegando até Recife, em Pernambuco. Com esse ramal pronto, beneficiar-se-ão as riquezas minerais de Capitão Gervásio de Oliveira, que serão escoadas pelo Porto de Suape, em Pernambuco, ou de Pecém, no Ceará. Eu gostaria de lembrar que o Governador fez uma campanha muito grande, no seu primeiro ano de Governo, sob o título “Piauí agora vale”, dizendo que, até o final do ano passado, criaria mais de 20 mil empregos em Capitão Gervásio de Oliveira e região. Nada disso fez, mas estamos lutando aqui, porque consideramos prioridade essa obra, uma vez que ela possibilitará ao Piauí o escoamento das nossas riquezas, da soja do nosso cerrado, aos produtos minerais de Capitão Gervásio de Oliveira. Agradeço a V. Exª.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Senador Heráclito, o Governo do PT só é na televisão e na mídia, porque esses são dados do IBGE.

Acho, Senadora Heloísa Helena, que o Estado de V. Exª também está empobrecido. Então, as causas estão aí.

Senador Arthur Virgílio, V. Exª é o Itamaraty. É um homem de grande cultura, de relações e de entendimento do mundo.

Para onde formos, levamos a nossa formação profissional. Eu, como médico, e a Senadora Heloísa Helena, valorizamos a etiologia, a causa.

A causa disso tudo denunciamos ontem e continuamos a denunciar:

- a política econômica adotada pelo Governo Lula, que promove o aumento dos juros e a queda do dólar frente ao real;

- falta de uma solução para o endividamento dos produtores rurais. O Congresso Nacional fez, o Presidente vetou;

- inexistência de política agrícola real para os produtores nordestinos.

É por isso que no Piauí, que trouxe a verdade, a verdade de Francenildo, o homem do campo anda com o adesivo: “Lula, a maior praga da agricultura do Brasil”.

Era o que eu tinha a dizer.

 


Modelo1 6/26/244:17



Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/03/2006 - Página 10496