Discurso durante a 39ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a matéria intitulada "Cresce a solidão do presidente", publicada na revista Veja, edição de 5 do corrente. Transcrição de matérias relacionadas ao episódio envolvendo a quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa e a conseqüente demissão do Ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e do Presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso.

Autor
Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.:
  • Comentários sobre a matéria intitulada "Cresce a solidão do presidente", publicada na revista Veja, edição de 5 do corrente. Transcrição de matérias relacionadas ao episódio envolvendo a quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa e a conseqüente demissão do Ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e do Presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2006 - Página 11900
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, SITUAÇÃO, ISOLAMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, AFASTAMENTO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), GOVERNO FEDERAL.
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, DIVERSIDADE, JORNAL, DENUNCIA, PARTICIPAÇÃO, MARCIO THOMAZ BASTOS, MINISTRO DE ESTADO, VIOLAÇÃO, SIGILO BANCARIO, TESTEMUNHA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, a revista Veja, em sua edição de 5 de abril do corrente, publicou matéria intitulada “Cresce a solidão do presidente”, mostrando que “Com a demissão de Palocci, ‘o homem a quem devo muito’, ocorrida menos de um ano depois da queda de José Dirceu, ‘o capitão do time’, Lula perdeu a última referência de solidez em seu governo”.

A matéria relaciona os nomes dos “companheiros” que foram defenestrados pelo presidente Lula para que seu governo continuasse de pé: Delúbio soares, José Genoíno, Sílvio Pereira, José Dirceu, Luiz Gushiken, Antonio Palocci. Todos envolvidos em escândalos de corrupção. Segundo a matéria, “Com a queda desses companheiros, Lula não fica isolado apenas no exercício do poder. Isola-se da própria história política”.

Para finalizar, Sr. Presidente, solicito que a matéria da revista Veja seja considerada parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para comentar o episódio envolvendo a quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa e a conseqüente demissão do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso.

A última informação, de que dois assessores do Ministro da Justiça confirmaram à Polícia Federal que estiveram na casa de Palocci no dia em que ele recebeu o extrato do caseiro Francenildo, colocam em dúvida se houve ou não o envolvimento do Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, na quebra do sigilo do caseiro.

Está ficando cada vez mais claro que a violação do sigilo do caseiro foi uma decisão política do governo.

Sr. Presidente, é nesse contexto que solicito que as matérias abaixo relacionadas sejam consideradas parte deste pronunciamento, para que passem a constar dos Anais do Senado Federal.

 

***************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ANTERO PAES DE BARROS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Cresce a solidão do Presidente.”

“Aumenta pressão sobre Bastos”, Correio Braziliense, 4/4/06;

“Conchavo no alto escalão”, Jornal do Brasil, 4/4/06;

“Ele precisa ser investigado. Democracia é isso”, O Globo, 29/3/06;

“Na ante-sala de Thomaz Bastos”, Correio Braziliense, 3/4/06;

“Ministro devolve violação a Palocci”, Correio Braziliense, 4/4/06.


Modelo1 7/1/246:24



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2006 - Página 11900