Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunica sua ausencia do Senado nas últimas segunda-feira e terça-feira, por motivo de viagem oficial para participar do III Encontro do Parlamento Latino-Americano e do Caribe com o Parlamento Europeu na Áustria.

Autor
Almeida Lima (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SE)
Nome completo: José Almeida Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA EXTERNA.:
  • Comunica sua ausencia do Senado nas últimas segunda-feira e terça-feira, por motivo de viagem oficial para participar do III Encontro do Parlamento Latino-Americano e do Caribe com o Parlamento Europeu na Áustria.
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2006 - Página 13499
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, AUSENCIA, ORADOR, SENADO, MOTIVO, VIAGEM, PARTICIPAÇÃO, ENCONTRO, PARLAMENTO LATINO AMERICANO, PARLAMENTO EUROPEU, PAIS ESTRANGEIRO, AUSTRIA, POSSIBILIDADE, USO DA PALAVRA, DEFESA, NECESSIDADE, COMUNIDADE ECONOMICA EUROPEIA (CEE), REFORMULAÇÃO, PADRÃO, RELAÇÕES DIPLOMATICAS, ESPECIFICAÇÃO, NATUREZA COMERCIAL, AMERICA LATINA.

O SR. ALMEIDA LIMA (PMDB - SE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero aproveitar a oportunidade, já que também me encontro inscrito para uma explicação pessoal, utilizando-me da jurisprudência há pouco usada pelos Senadores José Sarney e Antero Paes de Barros, para comunicar a V. Exª, à Mesa e aos meus Pares que estive ausente do Senado Federal nas últimas segunda-feira e terça-feira, em viagem oficial pelo Parlatino, do qual o Senado Federal é integrante.

Participei, na Áustria, do III Encontro do Parlamento Latino-Americano e do Caribe com o Parlamento Europeu. Na oportunidade, entre os diversos temas debatidos, foi considerada, especificamente, a criação de uma sociedade mundial com mais concessão social. Na oportunidade, tive o prazer de fazer uso da palavra para mostrar que precisamos hoje, sobretudo a Comunidade Econômica Européia, inaugurar um novo estilo de relações diplomáticas, principalmente comerciais, com a América Latina. Para tanto, mostrei que não obstante a América Latina ser menos desenvolvida que os países da Comunidade Econômica Européia, temos certeza, também, de que aqueles países possuem demandas e carências maiores do que as nossas em outros campos e que podem muito bem ser atendidas pelos países da América Latina. Por essa razão, mostrei que a inauguração de novas relações entre os povos na base da concessão social mútua seria e será de bom grado, sobretudo porque percebo, como disse, que a América Latina começa a despertar a sua posição no contexto mundial de importância, como outrora, no início da década de setenta, assim foi feito pelos países produtores de petróleo do Oriente Médio e pela própria Venezuela, com a criação da Opep.

Já que somos possuidores de uma grandiosa biodiversidade, almejada, desejada pelos países europeus, pressinto que a América Latina começa a despertar também para essa possibilidade e será de bom alvitre que, dentro de relações pacíficas e cordiais, de relações diplomáticas, a América Latina e o Caribe recebam concessões, sobretudo no campo comercial.

Recentemente, quando em visita ao nosso País, o Presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que precisava de companheiros e de sócios para alavancar o desenvolvimento da Bolívia e não de exploradores dos seus recursos naturais.

Portanto, que essa nova visão seja realmente uma tomada de posição e que se estabeleçam novas concessões sociais entre o Bloco europeu e a América Latina!

Aproveito a oportunidade para concluir, Sr. Presidente, dizendo que o encontro terminou na última terça-feira, ontem, e que eu estava com viagem de volta para o Brasil marcada para o dia de hoje, sendo que chegaria a Brasília e ao Senado Federal amanhã. Porém, diante da decisão que V. Exª tomou na tarde de ontem, da qual tomei conhecimento por volta do meio-dia, onde me encontrava, em Bregenz, na Áustria, resolvi antecipar minha viagem. Remarquei meu vôo para chegar a tempo e poder, ainda na tarde de hoje, fazer uso da palavra acerca da decisão que V. Exª tomou.

Assim, comunico a V. Exª que, por concessão do Senador Leonel Pavan, que recebeu seu tempo do Senador Romeu Tuma, após a Ordem do Dia, pretendo fazer uso da palavra, com a benevolência de V. Exª, inclusive com relação ao tempo, fazendo uso da jurisprudência que V. Exª tem feito nesta Casa.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2006 - Página 13499