Discurso durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Inserção nos Anais do Senado do manifesto produzido pelos partidos da oposição, sobre a entrevista concedida pelo ex-secretário geral do Partido dos Trabalhadores, Silvio Pereira, ao jornal o Globo.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.:
  • Inserção nos Anais do Senado do manifesto produzido pelos partidos da oposição, sobre a entrevista concedida pelo ex-secretário geral do Partido dos Trabalhadores, Silvio Pereira, ao jornal o Globo.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2006 - Página 18267
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.
Indexação
  • REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, MANIFESTO, AUTORIA, BANCADA, PARTIDO POLITICO, OPOSIÇÃO, POSTERIORIDADE, ENTREVISTA, EX-CHEFE, LIDERANÇA, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CONFIRMAÇÃO, APOIO, DECISÃO, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), SOLICITAÇÃO, AMPLIAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, CRIME, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna no dia de hoje para solicitar à Mesa do Senado Federal que seja inserido nos Anais desta Casa o manifesto produzido pelos partidos da oposição após a entrevista concedida ao jornal O Globo pelo ex-secretário geral do Partido dos Trabalhadores, Sílvio Pereira, fazendo novas revelações sobre o esquema do valerioduto.

            O manifesto destaca a necessidade de se avançar nas investigações para que se alcance a versão correta dos fatos. Portanto, encaminho em anexo a íntegra do manifesto, para que o pesquisador do futuro possa avaliar o comportamento responsável da oposição durante o governo do presidente Lula.

AO POVO BRASILEIRO

"Os partidos da oposição reunidos para avaliar o novo momento nacional, após a entrevista do ex-secretário do PT Silvio Pereira, resolvem:

a) Expressar seu apoio à decisão da Ordem dos Advogados do Brasil em apresentar uma notícia-crime contra o Presidente da República, responsável pelo governo, portanto, na condição de réu, não podendo ignorar o amplo esquema de corrupção nele montado;

b) Considerar que a entrevista do ex-secretario da executiva nacional do PT acrescenta fatos novos e graves ao processo de investigação e deve portanto ser analisada e complementada com nova presença na CPI;

c) A oposição, ouvindo os apelos do Sr. Silvio Pereira, expressos na entrevista, conclama o governo a definir claramente um esquema permanente de proteção à sua vida para que possa depor de novo e esclarecer os pontos ainda obscuros no processo de corrupção;

d) A oposição unida rejeita toda a possibilidade de artifícios legais para impedir que Silvio Pereira revele o que sabe e comunica que, caso sejam insatisfatórios os dados revelados, pode evoluir para uma nova CPI, no Senado Federal, uma vez que os graves acontecimentos envolvendo o governo são objeto de investigações que pode transcender à própria legislatura que se encerra em janeiro de 2007.

e) Considerando que parcela expressiva da Câmara dos Deputados tem sido leniente com os acusados no caso do mensalão e que o processo de investigação é fundamental para a história moderna do País, depois da nova audiência de Silvio Pereira, os partidos de oposição pretendem se unir à sociedade numa comissão única, de parlamentares, juristas e cidadã(os) de varias origens, com o objetivo de criar um Comitê da Cidadania, destinado a avançar nas investigações e legar, não somente uma versão correta dos fatos, mas todos os documentos que possam ser examinados pelas novas gerações de brasileiros.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2006 - Página 18267