Discurso durante a 89ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Justificação de requerimento de voto de pesar pelo falecimento do Ministro Mauro Durante.

Autor
Marco Maciel (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Justificação de requerimento de voto de pesar pelo falecimento do Ministro Mauro Durante.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2006 - Página 21618
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, SECRETARIA-GERAL DA PRESIDENCIA DA REPUBLICA, REGISTRO, HISTORIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE. Pela ordem. Com revisão do orador.) - Srª Presidente, nobre Senadora Heloísa Helena, Srs. Senadores Tião Viana, Paulo Paim e Valdir Raupp, pedi a palavra pela ordem para apresentar um voto de pesar pelo falecimento do Ministro Mauro Durante.

O súbito falecimento do ex-Ministro Mauro Motta Durante, de quem era amigo, que foi meu assessor em algumas funções que desempenhei no Executivo federal, consternou a todos que tiveram a graça de com ele conviver.

Natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, foi secretário do então Prefeito Itamar Franco e seu Chefe de Gabinete na Vice-Presidência da República, função que passou também a exercer após o afastamento do Presidente Fernando Collor.

É bom lembrar que o Dr. Mauro Durante foi posteriormente nomeado Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência, atividade que desempenhou até 31 de dezembro de 1994.

Além das funções já referidas, Mauro Durante chefiou o Departamento Jurídico da Embrapa; foi Diretor-Geral do TST, Tribunal Superior do Trabalho; Presidente do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; era membro do gabinete, um dos assessores do ex-Presidente Itamar Franco. Nessa atividade ele se encontrava quando faleceu.

Mauro Durante caracterizava-se por sua densa cultura humanística e, conquanto discreto, possuía muitos amigos e admiradores. Ao final da Missa da Esperança por sua alma, celebrada na cripta da Catedral de Brasília pelo padre José Carlos Brandi Aleixo, professor da UnB e filho do ex-Vice-Presidente da República e ex-Deputado Pedro Aleixo, falou em nome de seus amigos o Dr. Marco Antônio Dias Pontes.

Esse seu grande amigo, conforme anunciou, disse - não vou ler todas as palavras, apenas dois parágrafos: “Mauro será insubstituível para os amigos que nos habituamos a encontrar em bom humor. Sua incansável verve, senão solução, ao menos serenidade ante nossas perplexidades; senão a cura, ao menos lenitivo a nossas dores”.

Acrescentou Marco Antônio Dias Pontes, que falava em nome dos amigos de Mauro Durante: “Quem será capaz de aglutinar forças, mobilizar alianças, viabilizar apoios, neutralizar adversários (adversários, disse; que inimigos não os teve) e a todos reunir em incansável busca de um futuro melhor”?

Ninguém melhor para esse fim que o exemplo de Mauro Durante.

Srª Presidente, antes de encerrar, gostaria de lembrar que Mauro Durante foi um excelente homem público, um excelente cidadão. Sabemos, como cristãos, que a vida, como disse Jó, é um sopro. Sabemos também, como ensinou São Paulo, que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos neste mundo.

Sabemos, por conseguinte, que Mauro Durante, ao deixar a vida terrena, vai receber o prêmio de recompensa por uma existência voltada para servir de forma proba ao País e exercitar exemplarmente o conviver e o amar.

Eram as palavras que tinha a dizer, nobre Srª Presidente, Senadora Heloísa Helena, pelo passamento do estimado amigo e ex-ministro Mauro Motta Durante.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2006 - Página 21618