Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de louvor a Dom Orani João Tempesta pela transformação da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará, em Santuário Mariano Arquidiocesano, bem como ao Padre José Ramos das Mercês, Reitor do Santuário.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de louvor a Dom Orani João Tempesta pela transformação da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará, em Santuário Mariano Arquidiocesano, bem como ao Padre José Ramos das Mercês, Reitor do Santuário.
Aparteantes
Marco Maciel.
Publicação
Publicação no DSF de 07/06/2006 - Página 19233
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, DIOCESE, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PARA (PA), ELOGIO, ARCEBISPO, REITOR, INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, IGREJA CATOLICA, SAUDAÇÃO, SANTO PADROEIRO.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Para encaminhar a votação. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Romeu Tuma, Srªs e Srs. Senadores, volto à tribuna para dizer ao povo do meu querido Estado do Pará que encaminhei à Mesa, conforme leitura feita por V. Exª, requerimento propondo voto de louvor ao Arcebispo Metropolitano de Belém e ao Reitor do Santuário de Nazaré, respectivamente, Dom Orani João Tempesta, e Padre José Ramos das Mercês. Ao encerrar o jubileu do centenário de sua elevação à dignidade de arquidiocese, a Igreja de Belém acrescentou à sua Basílica Nossa Senhora de Nazaré o título e a condição de Santuário Mariano Arquidiocesano.

Na última quarta-feira (31/05/06), a Basílica de Nazaré, um dos mais importantes templos da Arquidiocese de Belém, foi elevada à categoria de Santuário Mariano Arquidiocesano, passando-se a denominar-se Basílica-Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na primeira de uma série de mudanças pelas quais passará, ainda este ano, o templo-sede do Círio.

O padre José Adelson Ramos das Mercês, reitor do Santuário, diz que o novo título se agregará ao de basílica, porque os padres barnabitas decidiram não renunciar ao título conferido em 1923, pelo Papa Pio XI. A sagração foi presidida pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta, que assinou, durante a celebração, o decreto arquiepiscopal de elevação.

O reitor lembra que, em 1923, só havia duas basílicas no Brasil: uma na Bahia e outra em São Paulo. O título de basílica só pode ser outorgado pelo Papa, ao contrário do título de santuário, conferido por um bispo ou arcebispo, através de decreto.

Ao conferir o título de santuário à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, o arcebispo de Belém faz um reconhecimento das atividades pastorais destinadas aos devotos, vindos de todos os recantos de dentro e de fora do Estado. Dom Orani quer intensa atividade evangelizadora no local.

Entre as mudanças, o horário de funcionamento do templo, que hoje não fecha mais nem no horário do almoço. Os confessionários também estão de portas abertas durante todos os dias e o dia todo. Na próxima semana, a reitoria deve pactuar um programa de atendimento aos romeiros em peregrinação.

Presidente Romeu Tuma, para nós, do Estado do Pará, que temos na Virgem de Nazaré a nossa santa padroeira, esse é um ato da maior importância, mesmo porque, em outubro próximo, reviveremos a Procissão do Círio de Nazaré, que homenageia, a cada ano, a nossa padroeira.

Por meio de um requerimento de minha autoria, será feita uma exposição no Salão Negro do Senado Federal, para que todo o povo do Brasil possa tomar conhecimento, principalmente os meus Pares no Parlamento, do que é essa homenagem que se faz, a cada ano, por ocasião do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Nessa ocasião, Senador Romeu Tuma, farei também a proposta de uma sessão especial em homenagem à Virgem de Nazaré, padroeira de todos os paraenses.

Quero agradecer a V. Exª, que me cedeu esse espaço para que pudesse saudar todos os paraenses e todos os devotos da Virgem de Nossa Senhora de Nazaré.

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE) - Nobre Senador, V. Exª me concede um aparte?

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Com muita honra, concedo um aparte ao Senador Marco Maciel.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - O Senador Marco Maciel assinou o seu requerimento e eu também.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - É uma honra muito grande contar com as assinaturas de V. Exªs.

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE) - Nobre Senador Flexa Ribeiro, quero, em breve aparte, solidarizar-me com V. Exª pela proposição que apresenta e dizer que ela está muito bem fundamentada. Quero que transmita também ao Arcebispo Metropolitano, Dom Orani, os cumprimentos pela iniciativa.Como não somente os paraenses, mas os brasileiros, de um modo geral, são devotos de Nossa Senhora de Nazaré, certamente essa homenagem vai contribuir para que ainda se difunda mais a mensagem que se procura transmitir a toda a comunidade do seu Estado. Meus cumprimentos a V. Exª

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Agradeço o aparte do nobre Senador Marco Maciel, como também a sua assinatura, juntamente com a do Senador Romeu Tuma, no requerimento que encaminhei à Mesa.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/06/2006 - Página 19233