Discurso durante a 91ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta o pedido de demissão do Ministro Roberto Rodrigues.

Autor
João Batista Motta (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: João Baptista da Motta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Comenta o pedido de demissão do Ministro Roberto Rodrigues.
Publicação
Publicação no DSF de 29/06/2006 - Página 21787
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • DIVULGAÇÃO, PEDIDO, DEMISSÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), RECONHECIMENTO, ESFORÇO, INCENTIVO, AGRICULTURA, EXPORTAÇÃO, DEFESA, TRABALHADOR RURAL, COMENTARIO, DIVERGENCIA, ATUAÇÃO, EX MINISTRO DE ESTADO, FALTA, PRIORIDADE, POLITICA AGRICOLA, GOVERNO FEDERAL.

O SR. JOÃO BATISTA MOTTA (PSDB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, trago ao conhecimento da Casa e do País o pedido de demissão do Ministro Roberto Rodrigues.

Reconhecedor do valor que esse cidadão tem, não poderia ficar calado, haja vista que S. Exª sempre foi um homem que lutou e procurou alavancar o agronegócio neste País, sempre foi um intransigente defensor do trabalhador do campo, do homem que vive no interior do nosso País. E, no entanto, estava emprestando o seu nome para sepultar esse segmento de trabalhadores, esse segmento de lutas, responsável pelo sucesso do nosso País, responsável várias vezes por segurar a nossa balança de pagamentos em épocas difíceis, quando não tínhamos ainda autonomia de petróleo. Pois bem, esse segmento, hoje, está morto e sufocado.

Ontem, o Bom Dia Brasil mostrou ao País inteiro a crise que vive o agronegócio no Sul, mostrou em que situação precária se encontra o homem do campo. Está de parabéns o ex-Ministro Roberto Rodrigues. Há um boato de que ele está saindo por conta de doença na família, mas acredito que não seja verdade, porque foi surpresa para todos os seus assessores o conhecimento de qualquer doença na família. Ele está deixando o Ministério por não querer mais emprestar seu nome, repito, para ajudar a sepultar o agronegócio, sepultar o homem do campo, matar o nosso agricultor como está acontecendo neste momento.

Meus parabéns, Roberto Rodrigues. V. Exª deixa o Ministério porque não há Governo, não há proteção ao homem do campo. Há proteção apenas para a baderna, para o MST, que todo dia invade terras e fazendas neste País, trazendo intranqüilidade e desordem ao campo brasileiro.

Meus parabéns, Roberto Rodrigues.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/06/2006 - Página 21787