Discurso durante a 103ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de aplauso ao cirurgião plástico Dr. Ivo Pitanguy pelo transcurso do seu octogésimo aniversário.

Autor
João Batista Motta (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: João Baptista da Motta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de aplauso ao cirurgião plástico Dr. Ivo Pitanguy pelo transcurso do seu octogésimo aniversário.
Publicação
Publicação no DSF de 06/07/2006 - Página 22866
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, CIRURGIÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO CARENTE, CONTRIBUIÇÃO, MEDICINA.

O SR. JOÃO BATISTA MOTTA (PSDB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Renan Calheiros, V. Exª referiu-se à habilidade do Dr. Ivo Pitanguy para cuidar de pessoas mutiladas.

Quando se fala em Ivo Pitanguy se tem a idéia de que é aquele homem que cuida da beleza das pessoas. Ele foi realmente um monstro sagrado nessa área. Tudo o que existe no Brasil - exportado hoje para o mundo - nesse ramo, nasceu dele. Essa classe maravilhosa de médicos que vive cuidando da beleza e da recuperação dos brasileiros nasceu com o seu patrono maior, o Dr. Ivo Pitanguy.

Mas quero ressaltar um fato. Senti na pele o que esse homem foi para a sociedade brasileira. Edu Missagia, pai de uma menininha de dois anos de idade, residente na cidade de Piúma, Espírito Santo, um rapaz pobre àquela época, passou por uma situação muito difícil na vida. Sua filha, brincando com um litro de álcool, sofreu queimaduras da cabeça aos pés. Esse rapaz pobre colocou a filha nas costas, foi para o Rio de Janeiro e procurou o Dr. Ivo Pitanguy. Hoje, essa menina está bonita, curada, mora em Vitória, faz curso superior e é um orgulho para a família. Foi salva, sob todos os sentidos, pelas mãos mágicas e maravilhosas do Dr. Ivo Pitanguy, que a atendeu gratuitamente. Parabéns a Cristina Missagia, que foi salva por ele, e a seu pai, que hoje está bem de vida, é um comerciante realizado, inclusive podendo ser Prefeito de sua capital agora! Cristina passou pelas mãos maravilhosas do Dr. Ivo Pitanguy. Meu abraço sincero pelos 80 anos que está completando hoje esse brilhante profissional.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/07/2006 - Página 22866