Fala da Presidência durante a 114ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do ex-Senador João de Paiva Menezes.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do ex-Senador João de Paiva Menezes.
Publicação
Publicação no DSF de 20/07/2006 - Página 24754
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO MENEZES, EX SENADOR, EX-DEPUTADO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), PARTIDO DEMOCRATA CRISTÃO (PDC), ESTADO DO PARA (PA), ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, INTERESSE, REGIÃO AMAZONICA.

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Antes de conceder a palavra aos Senadores Arthur Virgílio e Flexa Ribeiro, em meu nome pessoal e em nome de toda esta Casa, registro o mais profundo pesar pela morte do ex-Senador João Menezes, pelo Pará.

Advogado e professor, João Menezes dedicou quase metade da vida à atividade parlamentar. O povo paraense o elegeu duas vezes Deputado Estadual e outras sete vezes Deputado Federal. O mandato de Senador, pelo PFL e depois pelo Partido Democrata Cristão, exerceu de 1987 a 1991. Nessas quatro décadas, como todos sabem, João Menezes soube defender com vigor os interesses do Pará e da região amazônica. Também teve, entre outras preocupações, atenção especial com a questão da carga tributária, tema, ainda hoje, da maior importância.

João Menezes será lembrado, com respeito e carinho, por todos e todas que lutaram e ainda lutam pelos direitos das mulheres.

Entre outras proposições ligadas à questão da mulher, foi ele o autor do projeto de lei que instituiu, há 25 anos, o Dia Nacional da Mulher, comemorado em 30 de abril. A data, como todos sabem, acabou impulsionando de forma significativa o movimento contra todo e qualquer preconceito e discriminação de gênero.

A toda a família de João Menezes, aos amigos e aos companheiros de jornada política, nossos pêsames, nossas condolências.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/07/2006 - Página 24754