Fala da Presidência durante a 117ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Agradece a Senadora Heloísa Helena pela troca de informações sobre a importância da segurança pública hoje na proteção do cidadão e contra o crime organizado.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Agradece a Senadora Heloísa Helena pela troca de informações sobre a importância da segurança pública hoje na proteção do cidadão e contra o crime organizado.
Publicação
Publicação no DSF de 26/07/2006 - Página 25144
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, HELOISA HELENA, SENADOR, BUSCA, TROCA, INFORMAÇÕES, ORADOR, REFERENCIA, IMPORTANCIA, SEGURANÇA PUBLICA, PROTEÇÃO, POPULAÇÃO, COMBATE, CRIME ORGANIZADO.
  • ESCLARECIMENTOS, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, PRESIDENTE, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, ROUBO, CARGA, PROPOSIÇÃO, PROJETO, ALTERAÇÃO, CONDUTA, FISCALIZAÇÃO, IMPUTAÇÃO, RESPONSABILIDADE, POLICIA FEDERAL, CRIME ORGANIZADO.
  • INFORMAÇÃO, REALIZAÇÃO, CONGRESSO, ESTADO DA BAHIA (BA), DEBATE, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, ROUBO, CARGA, ESPECIFICAÇÃO, COMBUSTIVEL LIQUIDO.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - Senador Luiz Otavio, V. Exª tratou de dois assuntos importantes. Para falar sobre um deles, inclusive, eu iria utilizar a tribuna, mas vou fazer aqui um comentário rápido antes de conceder a palavra ao Senador Geraldo Mesquita.

Quero, primeiramente, agradecer à Senadora Heloísa Helena a confiança que vem demonstrando ter em mim com a discussão que fazemos sobre o problema de segurança, inclusive sobre o roubo de carga. Ela tem feito comigo o que nenhum dos meus candidatos tem feito: tem buscado trocar informações sobre a importância da segurança pública hoje na proteção do cidadão e contra o crime organizado.

V. Exª falou no roubo de carga. Fui Presidente da CPMI do Roubo de Cargas, e fizemos um projeto propositivo para mudar determinadas condutas na fiscalização e também conseguimos que fosse atribuída à Polícia Federal a responsabilidade no combate ao crime organizado por meio de seu sistema de informações. A Senadora Heloísa tem conversado muito comigo sobre alternativas para melhorar isso, ela está profundamente interessada em melhorar a segurança pública. Sei que os outros não me perguntam porque devem ter grandes filósofos em segurança que estão lhes dando idéias - tenho lido nos jornais. Mas fico feliz porque, ainda em vida, há uma candidata que confia em meu conhecimento, que pode não ser grande, mas ainda tem alguma valia.

A respeito de outro assunto tratado por V. Exª, digo que recebi uma comissão especial de transportadores de carga líquida da Bahia que manifestaram o mesmo sofrimento que V. Exª descreveu. O roubo de gasolina é terrivelmente triste. Haverá um congresso para tratar deste assunto e, talvez, alguém de V. Exª possa ir à Bahia para representá-lo - no dia 1º vou abrir o congresso.

Gostaria também de fazer um comentário sobre a logística da recuperação dos estaleiros. Domingo estive em Piracicaba, em São Paulo, em um congresso do setor sucroalcooleiro e em uma exposição.

O Presidente da Transpetro, Sérgio Machado, foi fazer uma exposição e referiu-se não somente à recuperação dos estaleiros - acho que o Pará tem vários -, mas também ao problema de investimento nas hidrovias, e pediu que eu falasse com V. Exª para que pudesse aprovar o projeto do Fundo da Marinha Mercante no sentido da cessão de alguns espaços, no que provavelmente uma emenda de V. Exª poderá ajudar.

O SR. LUIZ OTÁVIO (PMDB - PA) - Farei isso, farei isso.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - Desculpe-me por interrompê-lo, mas é muito importante o que V. Exª fala: a logística tem uma importância vital para baratear o transporte, que hoje é feito praticamente apenas por rodovia.

O SR. LUIZ OTÁVIO (PMDB - PA) - E logo que esse projeto chegue à Comissão de Assuntos Econômicos - como V. Exª colocou muito bem, atendendo à classe produtora, o setor de açúcar e de álcool também, que precisa desse investimento -, V. Exª será designado para relatá-lo. Trata-se, de fato, de projeto muito importante para o Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/07/2006 - Página 25144