Discurso durante a 188ª Sessão Especial, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do Senador Ramez Tebet, ocorrido no dia 17 último, na cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do Senador Ramez Tebet, ocorrido no dia 17 último, na cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 21/11/2006 - Página 34824
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RAMEZ TEBET, SENADOR, EX PRESIDENTE, SENADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, INTERESSE PUBLICO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), COBRANÇA, PUNIÇÃO, CORRUPÇÃO.

O SR. PAPALÉO PAES (PMDB - AP. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente; Srªs e Srs. Senadores; Sr. Ministro das Comunicações, Senador Hélio Costa, nesta tribuna do Senado Federal, tive oportunidade de ver e ouvir algumas vezes o Senador Ramez Tebet, que, com muita propriedade, sempre nos trouxe temas da atualidade, sobretudo na defesa dos interesses do seu Estado, Mato Grosso do Sul.

Ramez Tebet, homem sereno, equilibrado, determinado e de espírito democrático exemplar, deixa este Senado Federal entristecido, mas nos deixa seu exemplo, que servirá de força para todos nós continuarmos a defender os interesses dos nossos Estados e do Brasil.

Pensando em Ramez Tebet, procurei atributos de sua pessoa e pensei nas sábias palavras de George Eliot, que um dia escreveu:

Não é o gênio, nem a glória, nem o amor que medem a elevação da alma: é a bondade. O que importa é o conceito que mereceis dos outros. Entre os que hão de contribuir para formar vossa reputação haverá quem nunca convosco tenha convivido e, não obstante, fala bem de vós.

Srªs e Srs. Senadores, o conceito que tenho do Senador Ramez Tebet é o de que foi um homem bondoso. Creio que disso ninguém tem dúvida.

Sr. Presidente, lamentamos que o Senador Ramez Tebet, nos últimos dias de vida, tenha presenciado no cenário político fatos e acontecimentos que macularam a vida institucional do País. Ele se fez presente nas discussões, mostrou sua indignação, reivindicou providências, exigiu postura ética, cobrou punição para os corruptos e bandidos.

Posso dizer que o Senador Ramez Tebet sonhava com o Brasil passado a limpo, mais solidário, mais comprometido com os ideais do direito, da justiça, da democracia e da cidadania.

Manifesto meus sentimentos aos familiares do Senador Ramez Tebet e rogo ao Senhor Deus que lhe conceda o descanso eterno, fazendo com que sempre brilhe sobre ele a vossa luz.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/11/2006 - Página 34824