Fala da Presidência durante a 184ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento de Maria do Carmo Correia Caldas Rodrigues, esposa do ex-senador e ex-governador do Piauí, Chagas Rodrigues.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento de Maria do Carmo Correia Caldas Rodrigues, esposa do ex-senador e ex-governador do Piauí, Chagas Rodrigues.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2006 - Página 34477
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, CONJUGE, CHAGAS RODRIGUES, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), EX SENADOR, ELOGIO, CONDUTA, APOIO, ATUAÇÃO, MARIDO, VIDA PUBLICA.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Lamento informar ao Piauí e ao Brasil o falecimento da Srª Maria do Carmo Correia Caldas Rodrigues, esposa do nosso ex-Governador e ex-Senador Chagas Rodrigues. Neste momento, eu gostaria de apresentar à família enlutada votos de profundo pesar. Perde o Estado do Piauí uma grande mulher, uma mãe e esposa de um dos mais ilustres piauienses.

Chagas Rodrigues foi Deputado Federal por várias legislaturas, inicialmente na UDN e, depois, no PTB de Getúlio Vargas; foi Governador do Estado do Piauí entre 1959 e 1961, quando saiu para se candidatar; foi cassado pelo Ato Institucional em 1967; e, depois, foi eleito Senador. É uma das figuras mais respeitadas na história deste Senado da República, tendo sido Vice-Presidente desta Casa.

Quis Deus que estivesse aqui presente o Senador Leomar Quintanilha, cuja esposa é piauiense.

Maria do Carmo Correia Caldas Rodrigues representa o maior símbolo da mulher piauiense. Tanto é verdade, Senador Romeu Tuma, que, quando o marido foi cassado, quiseram-na candidata a Deputada Federal ou a Senadora. Não o foi porque seu pai era um grande empresário do Piauí, fundador da Federação das Indústrias, por sinal meu tio e padrinho, José de Moraes Corrêa, que a impediu. Então, cabe bem aqui aquela frase: “Atrás de um grande homem, há uma grande mulher”.

Hoje falei do Piauí, mais precisamente da revista Piauí. O nosso poeta disse: “A minha terra é um céu, se há um céu sobre a terra”. Creio que há céu, e hoje Maria do Carmo Caldas Rodrigues é santa, está no céu, canonizada pela sua obra em prol dos pobres do Estado do Piauí.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2006 - Página 34477