Discurso durante a 11ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Saudação à Campanha da Fraternidade 2007, da CNBB.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IGREJA CATOLICA. POLITICA HABITACIONAL.:
  • Saudação à Campanha da Fraternidade 2007, da CNBB.
Publicação
Publicação no DSF de 23/02/2007 - Página 2670
Assunto
Outros > IGREJA CATOLICA. POLITICA HABITACIONAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, CAMPANHA DA FRATERNIDADE, IGREJA CATOLICA, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, PRONUNCIAMENTO, SECRETARIO GERAL, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), IMPORTANCIA, SOLIDARIEDADE, PRESERVAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA.
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, ARTHUR VIRGILIO, SENADOR, PROJETO DE LEI, PROTEÇÃO, REGIÃO AMAZONICA.
  • COMENTARIO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REIVINDICAÇÃO, PREFEITURA, GOVERNO ESTADUAL, GOVERNO FEDERAL, EMPENHO, SOLUÇÃO, PROBLEMA, PESSOAS, FALTA, HABITAÇÃO, AMEAÇA, DESPEJO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em nome da Liderança do Partido dos Trabalhadores, gostaria de fazer uma saudação à Campanha da Fraternidade ontem iniciada pela CNBB, pedindo a transcrição, inclusive, do pronunciamento de Dom Odilo Scherer, Secretário-Geral da CNBB.

Em seu discurso, Dom Odilo expõe a importância de todos nós brasileiros estarmos solidários à causa da preservação de toda a Amazônia, cuidando do homem amazônida e da mulher amazônida, para que não haja mais ali o sofrimento que enfrentaram, por exemplo, a Irmã Dorothy Stang e todos que, como Chico Mendes, lutaram pela preservação a mais adequada.

O Senador Arthur Virgílio, que é do Amazonas, também acaba de apresentar um projeto no sentido de proteger a Amazônia. Acredito esteja fazendo isso, inclusive, com esse propósito.

Quero registrar ainda que, ontem, na Catedral da Sé...

O SR. PRESIDENTE (Valdir Raupp. PMDB - RO) - Pergunto se V. Exª já está fazendo o pronunciamento ou só está pedindo a inscrição.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - É um pronunciamento breve, pelo PT, até para respeitar os oradores inscritos, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Valdir Raupp. PMDB - RO) - V. Exª deseja fazê-lo agora ou depois?

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Já estou concluindo.

O SR. PRESIDENTE (Valdir Raupp. PMDB - RO) - Certo.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Na Catedral da Sé, ontem, houve um apelo tanto pela Amazônia como por todos os excluídos na Campanha da Fraternidade.

Houve também um apelo para que a municipalidade, o Prefeito Gilberto Kassab, o Governador José Serra e o Governo do Presidente Lula estejam unidos no que diz respeito aos sem-teto em São Paulo, especialmente aos que estão ameaçados de serem despejados, no próximo domingo, do edifício localizado na Avenida Prestes Maia, nº 911. Hoje, eles estão reunidos com as autoridades, pedindo ao juiz que proporcione a oportunidade de um entendimento, inclusive atendendo a apelo do Diretor do Teatro Oficina, José Celso Martinez Corrêa.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

“CNBB acusa o governo de ineficiência na Amazônia”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/02/2007 - Página 2670