Discurso durante a 11ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solidariedade ao grupo de brasileiros que foram detidos tentando ingressar nos Estados Unidos da América.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Solidariedade ao grupo de brasileiros que foram detidos tentando ingressar nos Estados Unidos da América.
Publicação
Publicação no DSF de 23/02/2007 - Página 2711
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, BRASILEIROS, DETENÇÃO, FRONTEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, MEXICO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), TENTATIVA, ILEGALIDADE, IMIGRAÇÃO, BUSCA, TRABALHO, DIGNIDADE.
  • QUESTIONAMENTO, GOVERNO ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), RESTRIÇÃO, INGRESSO, POPULAÇÃO, CONTRADIÇÃO, DEFESA, LIBERDADE, MOVIMENTAÇÃO, NATUREZA COMERCIAL, EXPECTATIVA, INTEGRAÇÃO, AMERICA, SEMELHANÇA, UNIÃO EUROPEIA, PRIORIDADE, DIREITOS, CIRCULAÇÃO, PESSOAS, LIBERAÇÃO, FRONTEIRA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, eu gostaria de aqui expressar meu sentimento com respeito aos 40 brasileiros que foram ontem detidos a 120 quilômetros da fronteira do México com os Estados Unidos, no Município de Falfurrias.

Estavam esses 40 brasileiros, inclusive algumas crianças, dentro de um caminhão, sem janelas, entrando nos Estados Unidos para buscar o direito ao trabalho, à vida mais condigna.

Sim, é próprio que os Estados Unidos estejam, pelo seu Governo, exigindo documentação da parte daqueles que lá ingressam. Mas eu gostaria de mais uma vez ressaltar, Srª Presidente, que será próprio, ainda mais porque os Estados Unidos tanto desejam que haja a integração das Américas, que esta integração se faça em breve e não apenas do ponto de vista de estarem os capitais e bens de serviços circulando livremente pelas fronteiras das Américas, mas sobretudo, o que é mais importante, os seres humanos. Que não haja mais esse tipo de prisão de cidadãos brasileiros, mexicanos, hondurenhos ou das mais diversas nações das Américas.

Que tenhamos, em breve, uma real integração com maior homogeneidade de direitos sociais e oportunidades para todos.

Hoje, por exemplo, existe na União Européia a possibilidade de as pessoas escolherem, não importa a nacionalidade, onde desejam viver, estudar, trabalhar. Que, em breve, não tenhamos mais muros, como os que hoje estão separando os Estados Unidos do México e da América Latina. Muros que ainda recentemente o Congresso norte-americano deliberou até aumentar. Que possamos realmente acabar com esses muros.

Imaginem se passarmos a construir muros entre o Brasil e os nossos vizinhos? O importante é que tenhamos mais e mais liberdade de movimento das pessoas.

Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/02/2007 - Página 2711