Discurso durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio a candidatura do Deputado Michel Temer para Presidência do PMDB.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Apoio a candidatura do Deputado Michel Temer para Presidência do PMDB.
Publicação
Publicação no DSF de 02/03/2007 - Página 3564
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • COMPARAÇÃO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), RUI BARBOSA, VULTO HISTORICO, APOIO, REELEIÇÃO, PRESIDENCIA, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Presidente Efraim Morais, Senadoras, Senadores, brasileiras e brasileiros presentes e os que nos assistem pelo sistema de comunicação do Senado, Deus escreve certo por linhas tortas.

Roriz, o PMDB estava ali; a história, Jarbas, a luta. E a história se repete. Ó nosso Líder Raupp, a história se repete. Senador Magno Malta, Rui Barbosa aí está. Aí está porque teve a coragem, Roriz, de fazer nascer esta República. Com suas idéias e sua luta, fez a primeira Constituição Republicana. Ele foi governo, com Deodoro; ele foi governo com Floriano Peixoto. Senador Expedito Júnior, aí quiseram colocar outro militar, Neuto de Conto, mas aí ele disse: “Tô fora”. Saiu numa campanha de cidadania. Ofereceram-lhe um Ministério da Fazenda - a história se repete - e ele responde - atentai bem, Roriz: “Não troco a trouxa de minhas convicções por um Ministério”.

Garibaldi... está no telefone. Deveria haver um Regimento Interno para o uso de telefone, como no teatro, que proíbe o uso de telefone. O nosso Secretário-Geral, que é Ministro, deveria colocar um aviso como se vê no teatro: “Favor desligar o telefone” Isso no Congresso.

O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Senador Mão Santa.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Pois não.

O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Não sei o que V. Exª tem contra mim hoje. Todo mundo telefona e V. Exª não reclama e me escolheu hoje. 

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Não, é porque V. Exª é o mais querido. Está até no livro de Deus: “Muitos são os procurados, poucos os escolhidos.” V. Exª é esse escolhido, porque é do nosso PMDB, de grandeza.

Eu dizia que este PMDB está grandioso. Ô Pedro Simon, Michel Temer faz a história se repetir. O que Rui disse está aí. Quiseram dar a ele um Ministério. Ô, Pedro Simon, Michel Temer revive Rui Barbosa: “Não troco as trouxas de minhas convicções por um Ministério.”

Michel Temer é essa referência, ele é constitucionalista, ele é o reviver de Rui Barbosa, que disse: “Eu sou a lei e a salvação.” Ele é constitucionalista, é professor de Direito. O outro, é réu confesso.

Neuto de Conto, a Constituição é a lei das leis, deve ser obedecida. Ulysses disse: “Quem não obedece rasga a bandeira.” E quem burla, quem a frauda merece o quê? O meu PMDB não, o meu PMDB quem merece é Michel Temer.

Eu conheço a história, fiz também, foi longa e sinuosa a nossa luta e está aí, não é a chapa da unidade, é a da dignidade. Olha, sou orgulhoso. São 29 Partidos. Eu me orgulho do presidente do meu Partido. Compare com os outros. Ô Pedro Simon, eu nunca vi o nome de Michel Temer envolvido em nada. Ontem, li dezenas de manchetes aqui, dos mais laureados homens da cultura deste País.

“Não troco a trouxa das minhas convicções por um Ministério” - essa é a referência. Pedro Simon, que conhece a Bíblia, está com o livro ali. O Francisco, eu olhei ali...

Esse Francisco é belo. Ele é o “Paz e Bem!”. O virtuoso Pedro Simon. Então, eu abro a Bíblia. Pedro Simon, V. Exª se lembra d e Moisés, não é? Libertar o povo de Deus. Não queria saber se tinha Mar Vermelho, se tinha faraó, se tinha exército. Por 40 anos, ele agüentou firme! O nosso Moisés foi Ulysses Guimarães, Roriz, por 20 anos levando o PMDB! Mas, na hora de chegar à Terra Prometida, ele foi buscar o Josué. E o nosso Josué hoje é Michel Temer. E ele vai ser reeleito.

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB. Fazendo soar a campanhia.) - Senador Mão Santa, para concluir.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Pois não. Ulysses demorou muito mais. O Presidente Lula foi reeleito. O Senador Renan Calheiros não quis ser reeleito! O PMDB da vergonha, o PMDB verdadeiro, da unidade e da dignidade quer a reeleição de Michel Temer, nossa referência.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/03/2007 - Página 3564