Discurso durante a 19ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de lembrança pelo transcurso dos seis anos da morte do notável político brasileiro Mário Covas.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de lembrança pelo transcurso dos seis anos da morte do notável político brasileiro Mário Covas.
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/2007 - Página 4102
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, MARIO COVAS, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, ETICA, VIDA PUBLICA, REGISTRO, CANDIDATURA, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, CONVITE, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, ALMIR GABRIEL, POLITICO, ESTADO DO PARA (PA).

     O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, além de assinar o documento encabeçado pelos Senadores Marconi Perillo e Arthur Virgílio, feito por todos os Senadores não só do PSDB como também de outros partidos que reconhecem em Mário Covas a figura de um grande brasileiro, sem exagero, eu não poderia deixar de dizer que Mário Covas foi, sem sombra de dúvida, um dos maiores brasileiros do século passado.

     Hoje, quando lembramos o sexto ano do seu falecimento, temos a certeza de que a memória dele é viva, a presença dele é permanente e orienta a todos nós com o seu exemplo de ética, de amor à Pátria, de determinação e de obstinação por aquilo que ele considerava correto e que tinha de ser feito.

     Quero somente fazer um registro, que para nós, paraenses, é especial. Mário Covas sempre foi um defensor, no PSDB, daqueles Estados onde, por motivos outros, não havia o atendimento necessário às suas necessidades por parte do Governo Federal. Era ele, Mário Covas, e Sérgio Motta, também de saudosa memória, que incentivavam e defendiam a todos nós. No caso do Pará, Mário Covas escolheu para ser seu companheiro de chapa à Presidência da República, nas eleições de 1989, o então Senador Almir Gabriel; duas figuras da maior importância.

     Tenho absoluta certeza, sem medo de errar, que se a Nação brasileira tivesse escolhido Mário Covas, àquela altura, para a Presidência da República, este País seria outro, já tendo alcançado o lugar de destaque que o aguarda no cenário mundial.

Era esse o registro que eu queria fazer em memória de Mário Covas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/2007 - Página 4102