Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao governo Lula, pela instalação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • Apelo ao governo Lula, pela instalação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba.
Publicação
Publicação no DSF de 21/03/2007 - Página 5943
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • IMPORTANCIA, VALORIZAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, REGISTRO, ATUAÇÃO, ORADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL.
  • REGISTRO, APROVAÇÃO, SENADO, PROJETO, DIVISÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI (UFPI), TRANSFORMAÇÃO, UNIVERSIDADE, CAMPUS UNIVERSITARIO, MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), ATENDIMENTO, ESTADO DO MARANHÃO (MA), ESTADO DO CEARA (CE), APREENSÃO, PARALISAÇÃO, MATERIA, DESCUMPRIMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PROMESSA, CAMPANHA ELEITORAL, SOLICITAÇÃO, ORADOR, APOIO, GOVERNO FEDERAL.
  • ANALISE, DIFICULDADE, CLASSE MEDIA, PAGAMENTO, UNIVERSIDADE PARTICULAR.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Alvaro Dias, Senadoras e Senadores aqui presentes, brasileiras e brasileiros que nos assistem pelo sistema de comunicação do Senado, Senador Jarbas Vasconcelos, fomos Prefeitos e Governadores de Estado. Eu era Prefeito e recebi um convite de uma multinacional do Piauí, Merck Darmstadt, para visitar a matriz em Darmstadt, ao lado de Heidelberg.

Professor Arthur Virgílio, visitando a Europa tive, então, um impacto: Heidelberg. A Alemanha, que sofreu duas guerras, foi reconstruída e está toda modernizada. Mas, Senador Romeu Tuma, fiquei chocado em Heidelberg: a arquitetura clássica, com telhados quase no chão, e a universidade. Falei, então, com o professor que me acompanhava, Professor Basedow, que além de professor, é também diretor e químico, que disse que a Alemanha tinha sofrido duas grandes guerras, mas o mundo tinha respeitado a Universidade de Heidelberg. Lá estudou Einstein. A universidade é o saber que traz o progresso. E isso me influenciou muito. Quando governei o Piauí, Jarbas Vasconcelos, eu fiz - atentai bem, Cafeteira - o maior desenvolvimento universitário da história do Brasil - a Uespi. Ela tinha 12 mil vagas; o PT tomou conta e baixou as vagas para três mil.

Esta Casa é para se fazer leis boas e justas. Nós fizemos uma aqui que passou. Vamos analisar, vamos expandir a Universidade Federal do Piauí, dividi-la. Foi lá que nasci, no Delta, que tem um campus todo estruturado, construído pelo melhor Ministro do Planejamento deste País - João Paulo dos Reis Velloso, que fez o 1º PND e o 2º PND. Vamos transformá-lo em universidade, com os benefícios da universidade.

Romeu Tuma, foi aí que começou a nossa luta. Quis Deus que estivesse presente Alvaro Dias, porque ele foi o Relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Ele aprovou. A densidade universitária serviria a 30 cidades do Piauí, 10 do Maranhão e 10 do Ceará. Piauí só tem 66 quilômetros de litoral. Então, beneficiaria as cidades vizinhas cearenses e maranhenses. Teria uma população universitária enorme.

Realmente, depois do parecer brilhante do Senador Alvaro Dias, foi à Comissão de Educação, onde também teve o parecer favorável do Senador-educador Wellington Salgado. Veio, então, ao plenário e foi aprovado. Está aí.

No momento eleitoral, Sua Excelência o Presidente da República ganhou mesmo as eleições. Não vou agredir os fatos. Ganhou. Mas ele foi lá e prometeu o Porto de Luís Correia. Nada! Ele prometeu ao engenheiro ferroviário Alberto Silva, que era Senador - Ô, César Borges -, reconstruir a estrada de ferro Teresina/Parnaíba/Luís Correia. Alberto Silva se encantou, acreditou. Mas nenhum dormente foi contado. Ganharam as eleições, fizeram uma festa, mas não saiu a universidade. Disseram que aumentaram os cursos.

Mas quero dizer por que é lícito o nosso pedido. Alvaro Dias, V. Exª sabia que o Amazonas tem duas universidades federais? Talvez o Arthur Virgílio tenha sido mais bravo. A Bahia - talvez o César Borges, o Antonio Carlos Magalhães. tenham sido mais bravos - tem duas universidades federais: a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco e a Universidade Federal da Bahia. A Paraíba, duas: a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande. Minas Gerais... Minas... é... Minas... Vocês sabem quantas universidades federais tem? Não vou nem citar o nome, só contar aqui: uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, onze, doze. Olha aí. Atentai bem! O Rio de Janeiro tem quatro: Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro; São Paulo, duas; Rio Grande do Sul, quatro. Então, nós pedimos - e adentra o plenário Tião Viana, professor universitário - para essa Universidade do Delta, aprovada, com relatório de Alvaro Dias, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania; de Wellington Salgado, na Comissão de Educação; e no plenário. É isso que reivindicamos do Presidente da República. Esse negócio de PAC... O que interessa é isto: as obras inacabadas.

Poderiam dizer: há o Financiamento Estudantil (Fies), um apoio às universidades privadas, descontando os impostos; e o ProUni. Mas o ProUni é para quem não tem nada. A classe média não pode pagar.

Professor Alvaro Dias, em São Luiz do Maranhão, que é próximo ao Delta, há uma faculdade de Medicina que custa R$4 mil por mês. Quem da classe média pode manter um filho em uma faculdade que custa R$4 mil por mês? Teresina também tem uma nas mesmas proporções. Então tem que haver uma expansão da Universidade Federal e, no caso, a Universidade do Delta, que tem todas as condições para absorver aqueles que não foram premiados pelo ProUni e pelo Fies, que é um número reduzido. A classe média está achatada. Quem da classe média pode pagar uma universidade particular para seu filho?

Pedimos ao Presidente da República, em nome do PMDB - do PMDB de vergonha, do PMDB de verdade, do PMDB de história -, que nos atenda. Isso está em andamento, com essa coligação PT e PMDB. Vamos chamar o Chinaglia e Michel Temer e concluirmos a Universidade Federal do Delta do Piauí, uma homenagem à mocidade estudiosa de nossa região.

Era o que eu tinha a dizer.

Agradeço a aquiescência do Presidente Alvaro Dias, que, sem dúvida alguma, foi fundamental e se debruçou para nos empolgarmos e acreditarmos na criação dessa universidade.

Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/03/2007 - Página 5943