Discurso durante a 47ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apresentação do Requerimento 347, de 2007, que solicita voto de aplauso ao Comando Militar da Amazônia. Encaminhamento do Requerimento 348, de 2007, solicitando voto de aplauso pelo transcurso, em 16 de abril, do Dia Mundial da Voz. Preocupação com as inundações ocorridas nos últimos dias em Manaus. Homenagem à Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Apresentação do Requerimento 347, de 2007, que solicita voto de aplauso ao Comando Militar da Amazônia. Encaminhamento do Requerimento 348, de 2007, solicitando voto de aplauso pelo transcurso, em 16 de abril, do Dia Mundial da Voz. Preocupação com as inundações ocorridas nos últimos dias em Manaus. Homenagem à Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/2007 - Página 9768
Assunto
Outros > HOMENAGEM. CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • HOMENAGEM, COMANDO MILITAR DA AMAZONIA (CMA), EFICACIA, ATUAÇÃO, FAIXA DE FRONTEIRA.
  • HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, REFERENCIA, FONOAUDIOLOGIA, ELOGIO, ENTIDADE, AMBITO NACIONAL, FONOAUDIOLOGO.
  • SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), VITIMA, INUNDAÇÃO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, FAMILIA, ANUNCIO, VIAGEM, OBJETIVO, ASSISTENCIA.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, será menos que cinco minutos.

Requeiro Voto de Aplauso ao Comando Militar da Amazônia pelas ações dos pelotões especiais de fronteira, desenvolvidas nas áreas fronteiriças da minha região.

Peço, portanto, que isso seja levado ao conhecimento do Comandante Militar da Amazônia, General-de-Exército Enzo Martins Peri, e, por seu intermédio, aos integrantes dos valorosos pelotões especiais de fronteira.

Requeiro também Voto de Aplauso pelo Dia Mundial da Voz, que gostaria fosse levado ao conhecimento da Presidenta da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Drª Fernanda Dreaux Miranda Fernandes, e, por seu intermédio, a todos os fonoaudiólogos do País.

Sou um paciente da voz, Sr. Presidente. Tive na minha vida três fonoaudiólogos. Um, é o Dr. Simon Wajntraub, e quem me clinicava era o Silvio, uma figura que, inclusive, cortou-me bastante a minha inibição. Depois, duas profissionais do melhor calibre: Glória Beuttenmüller; atualmente, Maria Lúcia Graziano Magalhães Torres, que me acompanha até hoje e conhece os meus defeitos de voz. Em outras palavras, me ajuda a sustentar, depois de tantos anos de uso desse material de trabalho meu, firme no que é possível e de maneira a mais clara possível a minha própria voz.

Eu era taquilálico, Senador Mão Santa - e se eu ficar nervoso, volto a ser. Eu tinha dificuldade de pronunciar a última sílaba. O estado emocional me levava a engolir as palavras. Eu juntava a penúltima sílaba com a primeira sílaba da palavra seguinte, tornando menos compreensível a minha expressão. Corrigi a taquilalia, assim como procurei manter o mais possível vital a minha voz, ou seja, o ideal é manter-se a voz sempre mais jovem do que a sua idade. E isso devo muito a esses três profissionais. Por isso, quero, de fato, homenagear a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia pelo dia 16 de abril.

Sr. Presidente, minha solidariedade inteira ao povo de Manaus, que sofre os efeitos das inundações desses últimos dias. Daqui a pouco, estarei viajando para lá, a fim de acompanhar de perto as providências adotadas para atender as populações desabrigadas.

No meio desta semana, nada menos que 140 famílias ficaram desabrigadas com inundações causadas pelas chuvas torrenciais de 3 horas de duração.

Há desabamentos e inundações nas zonas norte, centro-oeste e oeste de Manaus, em conseqüência do transbordamento dos igarapés do Mindú, na zona centro-sul; do Passarinho, na zona norte; da Sapolândia, no centro-sul, e São Raimundo, na zona oeste. Praticamente todas as ruas das proximidades transformaram-se em extensões desses igarapés.

O quadro que vi pela televisão mostrava o desespero dos desabrigados, com muita gente nos telhados de residências. Pelo que estou informado, o atendimento às populações que sofrem com as inundações, felizmente, foi imediato. Além de providenciar alojamentos provisórios, o Prefeito Serafim Corrêa determinou a distribuição de cestas básicas às famílias atingidas. Também a Defesa Civil estaria atuando de maneira bastante intensa.

No meu retorno de Manaus, na próxima segunda-feira, farei um relato minucioso dessa calamidade.

Nesta manhã, antes de minha viagem para lá, peço sejam inseridos nos Anais da Casa, trechos dos jornais de Manaus, para conhecimento do Senado. Todas essas matérias estão sendo anexadas para que passem a constar dos Anais do Senado.

Sr. Presidente, finalmente, eu disse até para o Senador Romero Jucá que, como há muito tempo não freqüento a minha fonoaudióloga, ela daqui a pouco vai ligar dizendo que a minha voz não está boa. Parece que estou vendo.

Muito obrigado.

 

********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e o § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Apartamentos e carros inundados”;

“Moradores esperam socorro no telhado”;

“Parte da Grande Circular 2 cede”;

“Casas desabam e deixam feridos”;

“Toquarto Tapajós foi interditada”;

“Ruas de conjuntos ficam alagadas”;

“Igarapé do Bindá transborda”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/2007 - Página 9768