Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do falecimento de John W. Backus, líder de time de programação da IBM, ocorrido em 17 de março, nos EUA.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do falecimento de John W. Backus, líder de time de programação da IBM, ocorrido em 17 de março, nos EUA.
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2007 - Página 9696
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ESPECIALISTA, PROGRAMAÇÃO, INFORMATICA, EMPRESA ESTRANGEIRA, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO.

O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Venho a esta tribuna para registrar o falecimento de John W. Backus, ocorrido a 17 de março, aos 82 anos, nos EUA. Líder de time de programação da IBM, criou na década de 50 a chamada linguagem Fortran: Formula Translator (tradutor de fórmulas) considerada um ponto chave na computação, tornando a programação de computadores acessível à compreensão do homem.

Backus nasceu na Filadélfia, em 1924. Por influência do pai, ingressou no curso de Química da Universidade da Virgínia, dedicando-se às questões teóricas do curso. Avesso aos trabalhos de laboratório acabou por abandonar a faculdade, ingressando no exército americano. Devido às notáveis aptidões demonstradas num teste realizado no exército americano foi indicado para um programa da pré-engenharia da Universidade de Pittsburgh e em seguida para a Faculdade de Haverford, onde deveria cursar medicina, ingressando em março de 1945 na Escola Médica de Nova York, sem contudo concluir o curso.

Após deixar o exército em 1946, ainda sem definição profissional, dedicou-se ao estudo de construção de rádios, ajudando seus instrutores com os cálculos matemáticos. Tal interesse levou-o a matricular-se no curso de matemática da Universidade de Columbia. Ao fazer uma visita ao IBM Computer Center interessou-se pelo projeto de desenvolvimento da SSEC (calculadora eletrônica de seqüência seletiva), um dos primeiros computadores eletrônicos, incorporando-se de imediato ao grupo de desenvolvimento do projeto, onde criou uma linguagem chamada de Speedcoding.

Em 1953 esboçou o projeto de linguagem de programação para o novo computador da IBM, o 704 e a empresa estruturou um pequeno time de programadores e matemáticos para trabalharem sob sua liderança. Um ano depois o time concluía pela publicação do Relatório Preliminar de Especificações do Fortran (“Preliminary Report, Specifications for the IBM Mathematical FORmula TRANslating System, Fortran”). A previsão de concluí-lo em seis meses se estendeu por dois anos. Corrigidas as falhas, em 1957 o Fortran foi oficialmente anunciado.

O desafio maior de Backus foi o de permitir que as pessoas trabalhassem com computadores sem ter que conhecer e aprender a linguagem do conjunto de instruções da máquina. O sucesso foi tamanho que o Fortran ainda é usado hoje, 50 anos após a sua introdução.

Em 1959 Backus também desenvolveu com Naur a “Forma Backus-Naur” ou BNF, a notação padrão para definição da sintaxe formal de linguagem de programação de computadores.

Entre outras condecorações, em 1976 recebeu a Medalha Nacional da Ciência dos EUA, em 1989 o título de doutor honoris causa da Universidade Henri Poincaré de Nancy, na França.

De acordo com Ken Thompson, criador do Sistema Operacional Unix, 95% dos programadores de nunca teriam condições de exercer sua profissão se não fosse pelo Fortran.

Sr. Presidente, pela relevante contribuição do trabalho de John Backus para a tecnologia mundial, requeiro a V. Exª o registro do meu pronunciamento nos Anais do Senado Federal.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2007 - Página 9696