Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de denúncia feita pelo Presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Penitenciários e Servidores, de que a violência no Piauí e quatro vezes maior que a admitida pelo governo.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Registro de denúncia feita pelo Presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Penitenciários e Servidores, de que a violência no Piauí e quatro vezes maior que a admitida pelo governo.
Aparteantes
Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2007 - Página 9916
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), MANIPULAÇÃO, INFORMAÇÃO, AUMENTO, VIOLENCIA, MORTE, CAMPO, REGISTRO, DECLARAÇÃO, VEREADOR, PRESIDENTE, SINDICATO, POLICIAL CIVIL, ESTADO DO PIAUI (PI), SUPERIORIDADE, NUMERO, HOMICIDIO, CAPITAL DE ESTADO, COMPARAÇÃO, DADOS, SECRETARIA DE ESTADO, SEGURANÇA PUBLICA, LEITURA, TRECHO, RELAÇÃO, NOME, MORTO, JUVENTUDE.
  • REITERAÇÃO, PROTESTO, EXTINÇÃO, PAGAMENTO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), APOSENTADORIA, PENSÕES, EFEITO, DESLOCAMENTO, IDOSO, ANUNCIO, DEBATE, DENUNCIA, COMISSÃO, DIREITOS HUMANOS.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Senador Tião Viana, que preside esta sessão com a sua brilhante inteligência, Senadoras e Senadores presentes na Casa, brasileiras e brasileiros que aqui nos assistem e que estão atentos ao Sistema de Comunicação do Senado Federal, a situação é grave. Goebbels, que foi o comunicador de Hitler, dizia que uma mentira repetida várias vezes se torna verdade. Duda o segue, e o Governo que aí está adota, Senador Tião Viana.

Senador Eduardo Suplicy, Cristo dizia: “De verdade em verdade, eu vos digo”.

Senador Mário Couto, de mentira em mentira, o PT vai governando.

Atentai bem, Senador Mário Couto, veja lá o seu Pará. Está aqui: “Pastoral registra mais mortes no campo em 2006”. Aumentou. Pastoral, coisa de Deus.

Ô César Borges, Deus, Senhor do Bonfim. Olha o que diz aqui:

“O presidente da CPT, dom Xavier Gilles, denunciou que os conflitos nos campo continuam e acusou “juízes inescrupulosos”.

A violência no campo continua a esmagar, matar e expulsar os explorados da terra. O número de mortos pode ser até maior do que temos conhecimento.”

Ele diz que é muito maior do que anuncia.

E diz lá, Mário Couto, que o campeão é o Pará, mas V. Exª está aqui para denunciar. Acabou o Pará, calou. Carepa foi para o Governo, agora V. Exª é a voz do clamor. Ele diz.

Mas, Papaléo Paes, atentai bem: Goebbels e o PT - mentira, mentira repetida, verdade. Esses números que nós temos da violência são mentirosos. Olhe o que disse o Dom, a Igreja, coisa de Deus. Está aqui. E agora? Um do PT. Porque o PT tem gente de vergonha. Olhe aí o Tião Viana; está aí um homem de vergonha, PT. É difícil, no meio daquele bolo todo, num monte de aloprados, nós pescarmos um de vergonha, mas está aí exposto.

Mas, atentai bem, há outro lá no Piauí. Havia outra, foi para o céu. É uma Deputada, Trindade: envergonhada, morreu, foi para o céu, está lá, de vergonha. Mas olhe onde eles estão. Lá no meu Piauí, ó, Mário Couto, aprendi com um caboclo de vergonha, que disse...

 

O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Senador Mão Santa, a Presidência pede licença a V. Exª para interrompê-lo por alguns segundos, a fim de anunciar a entrada no plenário do Senado Federal de cinco Srs. Embaixadores que vêm participar da exposição Cidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, neste Senado Federal, e da Mostra Contemporânea de Filmes Portugueses.

São os seguintes os Srs. Embaixadores:

Exmº Sr. Francisco Seixas da Costa, Embaixador de Portugal; Exmº Sr. Daniel Pereira, Embaixador do Cabo Verde; Exmº Sr. Fernando Jacques de Magalhães Pimenta, Embaixador do Departamento da África do Ministério das Relações Exteriores; Exmº Sr. Isaac Murargy, Embaixador de Moçambique; e Exmº Sr. Leovigildo da Costa e Silva, Embaixador de Angola.

A Presidência dá as boas-vindas aos Srs. Embaixadores e, desde já designa o eminente Senador Eduardo Suplicy para acompanhar S. Exªs até a exposição Cidades da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com gravuras do Arquivo Histórico Ultramarino, e para a Mostra Contemporânea de Filmes Portugueses.

Muito bem-vindos Srs. Embaixadores. São votos do Senado os de pleno êxito a países que têm a mesma alma e o mesmo sentimento do Brasil, com a nossa língua e com as nossas tradições. Sejam muito bem-vindos. Saudações entusiasmadas do Senado Federal do Brasil.

O Senador Suplicy acompanhará os Srs. Embaixadores à exposição de Língua Portuguesa na Galeria do Senado Federal, no primeiro momento. O cerimonial está ao seu lado e acompanhará V. Exª.

Tem a palavra o Senador Mão Santa.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI ) - Senador Eduardo Suplicy, leve a verdade a eles, diga que estão num País em que o número de assassinatos iguala-se ao do Iraque, eu vou provar. De verdade em verdade, eu vos digo.

O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Diga a eles que o Senador é da Oposição.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI ) - Mas na Oposição é que está a salvação do povo do Brasil dessa mortalidade que aí está.

Atentai bem, lá no Piauí, o Presidente do Sinpoljuspi, Sindicato dos Policiais Civis e Agentes Penitenciários, Jacinto Teles, Vereador do PT... Ó, César Borges, olhe a gravidade: ele não resistiu e disse... É um líder classista, Presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Agentes Penitenciários. Outro dia, os Agentes Penitenciários do Piauí fizeram greve. Estão fazendo agora. O feitiço está caindo contra o feiticeiro. Começou a greve do apagão lá. Então, os presos todos saíram, e ninguém mais tem coragem de andar na encantadora Teresina. O Presidente denuncia.

Senador Papaléo, o Tião vai saindo, envergonhado pelo número que vai ouvir. Mas o Tião é gente boa. Tião, onde está aquele seu irmão, que também é gente boa? Por que o Lula não coloca ele lá, para tirar uns três aloprados. Ele é um homem de bem como V. Exª.

Atentai bem para o que diz Jacinto Teles: o número de homicídios em Teresina do Piauí é quatro vezes maior do que o que dizem. Então, eles estão, Papaléo, camuflando o número desse tipo de morte no Brasil. Está aqui a prova. É o próprio PT, um Vereador do PT, Senador Antonio Carlos Valadares. Olhe o Paim telefonando, sentindo-se envergonhado. Um Vereador do PT denuncia que o número de homicídios do Piauí é quatro vezes maior do que o anunciado pela Secretaria de Segurança, pelo Governo do Estado.

Jacinto Teles, Vereador do PT! O PT não tem só aloprados: tem gente boa. Está aí um. É raro. Um Paim lá do Piauí, Vereador, que é sindicalista como V. Exª, denuncia e manda, um por um... Cadê o da televisão? Bota grandão aí! Quando é do PT, o cara lá da Comunicação bota grandão; quando é da Oposição, a gente nem vê. Olhem aqui os nomes, todos de Teresina. Ele está denunciando isso. É quatro vezes maior o número de homicídios, segundo o Vereador do PT e Presidente do Sindicato.

Imaginem no Rio de Janeiro! Antonio Carlos Valadares, 597 foram assassinados em janeiro, no Rio. A estratégia do PT é nacional. Já pensaram se aumentarem isso por três ou por quatro? É mais do que em Bagdá, onde, em janeiro, houve 1.800 mortes.

Essa é realidade, eu disse para os Embaixadores. Está aqui.

Isso e uma vergonha! Cadê o Boris Casoy, que dizia isso? Eles o tiraram. Eu quero ver o PT me tirar: o povo do Piauí me colocou aqui.

Papaléo Paes, no hino do Piauí se diz:

Piauí, terra querida

Filha do sol do Equador.

Pertencem-te a nossa vida,

Nosso sonho, nosso amor!

            Na guerra e na luta, teu filho é o primeiro que chega. Fomos nós que lutamos e botamos os portugueses para fora, em guerra.

Então, estou aqui denunciando. Paim, V. Exª é sindicalista. Quero dirigir todo o respeito a esse líder, Jacinto Teles, Vereador. Rapaz, esse cara deveria candidatar-se a Prefeito do PT, na capital, porque teve a coragem, a decência e a dignidade de denunciar!

Então, pediria permissão ao nosso Papaléo. Não vou ler todos os nomes: vou só dizer que é estarrecedor. Só na capital - ele cita os nomes -, quatro vezes maior do que o número que diz o PT, a Secretaria de Segurança, o Governo. Já pensou se isso for no Brasil? Isso aqui está pior do que o Iraque.

Pares cum paribus facillime congregantur: Jonas, foi Cícero, no plenário romano. Violência atrai violência. Isso não é uma sociedade, é uma barbárie. Norberto Bobbio: o mínimo que se tem de exigir de um governo é a segurança, a vida, a liberdade e a propriedade.

Mas ia dizer, só para chocar: Teresina, que era pacífica, olhem... Quinze anos! Ser assassinado com 15 anos, imaginem! Alex Armando Rocha, 17; Cleisson Araújo Silva, 19 anos; Wanderson Ribeiro Silva, 17; Huátilo Ribeiro, 18, todos assassinados na capital. Esse é o retrato do Brasil. Heylan Babol Alves Rocha, 18; José Ribamar Silva, 19. Então, a nossa juventude toda... Bruno Robson, 15; Marcos Alves Feitosa, 15 anos. Na capital...

E essa é a verdade. Isso é como Boris Casoy dizia: “Isso é uma vergonha!” O PT tem um grande Deputado Federal ali, o Nazareno Fonteles, que é um homem da Igreja, de Deus; vou mandar S. Exª ir ver esta mentira.

Esta é a denúncia que trago aqui. O Paim pediu um aparte. É difícil defender o indefensável. Sei que S. Exª é do PT, mas S. Exª é da verdade, não é da mentira.

Com a palavra o Senador - Senhor Trabalho - Paim.

O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Senador Mão Santa, solicitei um aparte a V. Exª, porque, dentro da linha de coerência que sempre adota, vai ao Rio de Janeiro, do seu PMDB, e vai ao Piauí, do PT, e faz uma análise da violência em todo o País. Com isso, traz dados, números. Já trazia ontem situações que envolviam idosos. V. Exª sabe que todos nós tratamos essa questão com muito carinho. Por isso, peço a V. Exª que tanto do Rio de Janeiro, do nosso querido PMDB, como também do nosso querido PT, na situação que V. Exª traz para o debate, eu dizia ontem a V. Exª que me remeta à Comissão de Direitos Humanos e vamos fazer uma audiência pública para debatermos essas questões que V. Exª como sempre coloca com muito equilíbrio. Por isso, os meus cumprimentos a V. Exª e vamos fazer um debate qualificado na Comissão de Direitos Humanos como forma de combater a violência. Parabéns a V. Exª.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Senador Paulo Paim, ontem denunciei a violência que estão fazendo contra os nossos velhinhos, que antigamente recebiam seu dinheiro da aposentadoria pelos Correios.

Papaléo - atentai bem -, os velhinhos às vezes estão viajando 150 quilômetros, indo de uma cidade pequena para uma maior.

E eu apelei até para a dona Marisa, a esposa do Presidente, uma bela senhora, porque, Paim, padre Antonio Vieira disse que um bem é acompanhado de outro bem. Mas eu digo: e um mal? Os velhinhos estão indo para a cidade maior, recebem aquele dinheiro, e as meninas em cima, então eles acabam largando as velhinhas deles e não voltam. E está sendo destruído o maior patrimônio, que é a família, que está sendo desestruturada. No mesmo instante eu recebi um e-mail, Deputado Wilson Brandão, Deputado Marden Menezes e o Líder do nosso Partido, João Madson, se oferecendo a V. Exª, Senador Paim, para trazer para a Comissão de Direitos Humanos a defesa daqueles velhinhos que estão humilhados, se deslocando 150km para receberem um vencimento porque foi cortado o convênio com os Correios.

Essas são as nossas palavras e o nosso agradecimento. Quis Deus que ele estivesse na Presidência, porque o meu tempo era de 5 minutos e ele vai deixando, o Papaléo, que é especialista de coração, e o coração dele é grande e ficou sensível às denúncias que aqui foram feitas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2007 - Página 9916