Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da concessão do Título Honorário de Personalidade do Ano 2007 ao Dr. Manoel Félix Cintra Neto, Presidente do Conselho de Administração da BM&F, em solenidade a realizar-se no dia 24 de maio próximo, em Nova York.

Autor
Jonas Pinheiro (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Jonas Pinheiro da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. COMERCIO EXTERIOR.:
  • Registro da concessão do Título Honorário de Personalidade do Ano 2007 ao Dr. Manoel Félix Cintra Neto, Presidente do Conselho de Administração da BM&F, em solenidade a realizar-se no dia 24 de maio próximo, em Nova York.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2007 - Página 10190
Assunto
Outros > HOMENAGEM. COMERCIO EXTERIOR.
Indexação
  • HOMENAGEM, PRESIDENTE, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, BOLSA DE MERCADORIAS, BOLSA DE FUTURO, RECEBIMENTO, PREMIO, AMBITO INTERNACIONAL, CAMARA DE COMERCIO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ELOGIO, AMPLIAÇÃO, APROXIMAÇÃO, INTERCAMBIO, COMERCIANTE, REGISTRO, DADOS.
  • ELOGIO, DETALHAMENTO, FUNCIONAMENTO, CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, BOLSA DE MERCADORIAS, AUMENTO, INDICE, AÇÕES, AGROPECUARIA, GARANTIA, SEGURANÇA, PRODUTOR RURAL, PROCESSO, COMERCIALIZAÇÃO, PRODUTO, CONTRIBUIÇÃO, VALORIZAÇÃO, PRODUÇÃO, TRABALHADOR, AMBITO NACIONAL.

O SR. JONAS PINHEIRO (PFL - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Câmara de Comércio Brasil-Americana concederá o Título Honorário de Personalidade do Ano 2007 ao Dr. Manoel Félix Cintra Neto, Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Mercadorias e Futuros - BM&F.

A solenidade de outorga desse título será no dia 24 de maio, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. É um título de notória importância, principalmente por ser concedido por entidade independente, cujo escopo fundamental é dinamizar os negócios e os fluxos de comércio e de investimentos entre o Brasil e os Estados Unidos e de estreitar as relações de intercâmbio entre os agentes de negócios desses dois países.

Sr. Presidente, a concessão desse título ao Presidente do Conselho de Administração da BM&F representa o reconhecimento do trabalho dessa entidade nos seus vinte e um anos de funcionamento e a importância que ela tem no diversificado e crescente mercado de títulos no Brasil.

Essa homenagem se torna mais meritória ainda, neste momento em que a BM&F atingiu, justamente no dia 16 deste mês de abril, a marca histórica de dois bilhões de títulos negociados, posicionando-se como um das dez maiores Bolsas de Derivativos do mundo. A BM&F planeja para os próximos três anos alcançar três bilhões de contratos. Neste ano de 2007, ela negociou, diariamente, com base em taxas de juros e de câmbio, de índice de ações e de commodities agropecuárias, cerca de um bilhão e meio de contratos, um número quase quatro vezes superior à média negociada em 2001.

Vale destacar que, de janeiro a março deste ano, o volume negociado pela BM&F cresceu cerca de 44% em comparação com o mesmo trimestre de 2005 - um crescimento expressivo que, sem dúvida, demonstra o dinamismo daquela entidade e, inegavelmente, a determinação e a competência de seus dirigentes e servidores.

Sr. Presidente, tive a oportunidade de conhecer o trabalho da BM&F e eu o tenho acompanhado mais de perto nestes últimos anos. Constatei que se trata de um trabalho de grande expressão na área do agronegócio brasileiro. Da mesma forma, pude verificar que, no interior do Brasil, sobretudo nas regiões de produção agropecuária, a BM&F tem contribuído para modernizar e dinamizar o mercado de commodities, o que dá mais segurança aos produtores rurais no processo de comercialização de seus produtos e possibilita a eles que tenham mais lucro com as suas operações de negócios e mais segurança nesse processo.

Além disso, destaco também a valiosa contribuição da BM&F nas negociações que envolvem órgãos governamentais, quando ela entra, então, com os instrumentos definidos pelo Governo Federal, de apoio à comercialização, em processos de licitações públicas e de compras privadas, bem como de aquisições de bens e serviços feitas pela União, ou pelos Estados e Municípios, e ainda no treinamento de agentes e de produtores envolvidos nessas operações.

Sr. Presidente, a contribuição que a BM&F tem dado à modernização e ao dinamismo e crescimento do processo de comercialização de produtos e serviços justificaria, por si só, a homenagem que a Câmara do Comércio Brasil-Americana concede ao Dr. Manoel Félix Cintra Neto.

            Por isso, quero que essa justa homenagem fique registrada nos Anais do Senado Federal. Quero ainda, desta tribuna, parabenizar o Conselho de Administração da BM&F, tanto seus dirigentes quanto seus servidores, pela dedicação de cada um deles, e pela contribuição valiosa que essa Bolsa tem dado ao processo global de comercialização de produtos e de serviços no Brasil e, conseqüentemente, graças à sua atuação dinâmica e inovadora, pela valorização da produção brasileira e do trabalhador que a torna possível.

Parabéns especialmente ao Dr. Manoel Félix Cintra Neto e parabéns à Bolsa de Mercadorias & Futuros.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2007 - Página 10190