Fala da Presidência durante a 40ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Elogios à vida pública dos Senadores Rosalba Ciarlini e César Borges.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Elogios à vida pública dos Senadores Rosalba Ciarlini e César Borges.
Publicação
Publicação no DSF de 03/04/2007 - Página 8253
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, CESAR BORGES, SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), IMPLANTAÇÃO, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, REGIÃO NORDESTE.
  • SAUDAÇÃO, ROSALBA CIARLINI, CONGRESSISTA, EFICACIA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.

     O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senadora Rosalba Ciarlini, lembre-se que estamos na Semana Santa, que estivemos com Jesus no Domingo de Ramos; Sexta-Feira não estaremos mais com Jesus. Ele tinha cabelos longos.

Para seu filho, digo que V. Exª representa a grandeza da mulher, mulher de Pilatos, Verônica, as Três Marias, aquelas que foram ver o ressuscitar de Cristo. V. Exª representa aqui essa grandeza e todas as virtudes. Feliz do filho que tem uma mãe como V. Exª!

     O Senador Wellington Salgado de Oliveira traduziu bem o sentimento de seu filho, mas nós, homens, falhamos, como Pedro, como Anás, como Caifás, como José, todos falharam, todos os homens amigos de Cristo. Ele falhou, ele não descreveu V. Exª como médica. Sou orgulhoso e levo aqui a admiração da nossa classe médica que V. Exª engrandece.

     Com a palavra agora outro Senador do DEM - Democratas - da Bahia, extraordinário homem público. Eu quero dar o testemunho de que Deus me permitiu ser Governador na mesma época em que Mário Covas. Entendo que V. Exª empatava com Mário Covas. O Mário Covas representava o Sul, era o Líder maior, e V. Exª, Senador César Borges, o nosso Nordeste. Ele marcou, Senador Wellington Salgado, a grandeza; V. Exª continuou a bela administração da escola de Antonio Carlos Magalhães. Porém, mau discípulo é aquele que não suplanta o mestre. E V. Exª superou Antonio Carlos Magalhães. Quem disse isso foi Leonardo da Vinci: o mau discípulo é o que não suplanta o mestre. Aquele que fez o Renascimento, como Dante Alighieri, como Rafael, como Michelangelo, como todos esses, até como Maquiavel.

     O mau discípulo é o que não suplanta o mestre. V. Exª suplantou, pois V. Exª teve a coragem de implantar, no nosso Nordeste, a maior indústria automobilística, a Ford, da qual nós nos orgulhamos e usamos. Eu tenho um veículo da Ford. Então, nós somos agradecidos a V. Exª.

     Essas não são só palavras... Eu traduzo o Piauí nessas palavras. Em nome do povo do Piauí, reconhecendo a liderança e o trabalho de César Borges, eu tive o privilégio de outorgar no peito de V. Exª, em nome do povo do Piauí, no dia 13 de março, a maior data do calendário nacional, quando nós expulsamos os portugueses, para garantir a unidade desta pátria, a comenda Grã-Cruz da Ordem do Mérito Renascença do Estado do Piauí.

     V. Exª tem o direito de usar o tempo que quiser, maior do que os sonhos de grandeza do Nordeste, que V. Exª sintetizou.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/04/2007 - Página 8253