Fala da Presidência durante a 29ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Elogia a atuação do Senador Edison Lobão no governo do Maranhão.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Elogia a atuação do Senador Edison Lobão no governo do Maranhão.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/2007 - Página 5806
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, EFICACIA, ADMINISTRAÇÃO, EDISON LOBÃO, SENADOR, PERIODO, GESTÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO MARANHÃO (MA).

     O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Edison Lobão, realmente agora eu sei aquela inspiração do poeta do Maranhão que diz que “a vida é combate, que os fracos abate, que os fortes, os bravos só pode exaltar”. V. Exª revive aquele que foi a inspiração de Gonçalves Dias, o poeta.

     Quero dar um testemunho. Acho que em 1990 o seu grupamento político estava tombado e derrotado. Eu era prefeito da cidade de Parnaíba e V. Exª pousava. Nunca me esqueço. O sol, eu acho que estava se escondendo diante de outro sol, que é V. Exª. Aliás, mais do que o sol, porque V. Exª tem iluminado o Maranhão dia e noite. Eu era um homem de pouca fé, mas V. Exª chegou lá. E V. Exª pode dizer para o Maranhão: vim, vi e venci. Mudou a política. V. Exª fez um extraordinário Governo.

     E quero lhe dizer que eu sei. Antes desse embate eleitoral, transmiti, porque somos vizinhos, que V. Exª seria o único que poderia vencer aquelas eleições.

     Mas quero dizer que agora vi porque V. Exª é amado pelo povo maranhense: pela coragem de V. Exª. E é em boa hora. E eu queria, pois sou vizinho e filho de maranhense, dizer que vivemos este momento tão difícil para o Maranhão e para o Piauí - e vou também fazer nosso choro com o Heráclito Fortes. Neste momento em que V. Exª leva a proposta ao Presidente Lula, eu quero dizer que a diferença regional de Brasília, a maior renda per capita, para o Maranhão é de 8,6 vezes. Quando iniciei minha vida política como Deputado lá no Piauí, era de quatro vezes. Então, aumentou. Daí o brado de V. Exª.

     Mas V. Exª, com essa luta, com esse brado, ainda conseguiu um grande porto que nos une lá a Rotterdam, a Erasmo de Rotterdam, com o “Elogio à Loucura” e à bravura.

     V. Exª tem lá a Vale do Rio Doce. V. Exª com essa luta. E nós do Piauí, que entregamos o Piauí ao PT, querendo concluir o porto de Luiz Corrêa. Noventa milhões de dólares encravados. Faltam dez milhões. E temos um sonho também. E não é nosso, não. É da ciência, como V. Exª comprovou. A capacidade que tem o Maranhão de conseguir a siderúrgica.

     Temos uma refinaria no Piauí, em Paulistana. Há duas décadas, eu lutei, porque Paulistana é eqüidistante de todas as capitais do Norte e Nordeste. Como no Ceará, não tem a matéria-prima, mas tem esse poder de ligar Paulistana, no sul do Piauí - eqüidistante - a todas as capitais do Norte e Nordeste.

     Então são essas as reivindicações. E, acompanhando o bravo Heráclito, que nós possamos também dividir o Piauí em dois. Como exemplo, que já foi citado, os Estados Unidos têm 50; o México é menos da nossa metade e tem 35 Estados. Foi em boa hora que V. Exª levantou também essa bandeira. V. Exª é aquele que não se abate de Gonçalves Dias: “Não chores, meu filho. Não chores, que a vida é luta renhida: Viver é lutar. A vida é combate, que os fracos abate, que os fortes, os bravos...” V. Exª é esse forte e bravo Senador do Maranhão e do Nordeste.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/2007 - Página 5806