Discurso durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Atribuição de responsabilidade aos "aloprados do PT", pelas mazelas na saúde do Estado do Piauí.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Atribuição de responsabilidade aos "aloprados do PT", pelas mazelas na saúde do Estado do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 03/05/2007 - Página 12223
Assunto
Outros > SAUDE. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, PROGRAMA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DIVULGAÇÃO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, RETROCESSÃO, SAUDE, ESTADO DO PIAUI (PI), DETALHAMENTO, PARALISAÇÃO, HOSPITAL ESCOLA, ACUSAÇÃO, RESPONSABILIDADE, GOVERNO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
  • CRITICA, ENTREVISTA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), DESVALORIZAÇÃO, PRODUTO, INDUSTRIA NACIONAL, DECLARAÇÃO, PREFERENCIA, PRODUTO IMPORTADO.
  • PROTESTO, DEMORA, FUNCIONAMENTO, PRONTO SOCORRO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PIAUI (PI), AUSENCIA, REALIZAÇÃO, CONVENIO, MOTIVO, FILIAÇÃO PARTIDARIA, PREFEITO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), PREJUIZO, POVO.
  • LEITURA, TRECHO, ARTIGO DE IMPRENSA, DEMORA, ATENDIMENTO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), HOSPITAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PIAUI (PI), INSUFICIENCIA, MEDICO.

            O SR. MÃO SANTA (PFL - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Suplicy, Senadoras e Senadores aqui presentes, brasileiros e brasileiras, professora Anita Freire, lamento vir aqui.

            Senador Romeu Tuma, V. Exª é testemunha, assim como Pedro Simon - “eu sou o caminho, a verdade e a vida”, princípio que orienta Pedro Simon, como Cristo, que dizia: “em verdade, em verdade vos digo” - de quantas vezes vim aqui para dizer que a saúde estava uma lástima. O meu Piauí entra no Fantástico. E como ele entra no Fantástico, Roriz? Não com o Delta, com as brancas dunas, os verdes mares bravios, o vento que nos acaricia, com a encantadora primeira capital planejada do País, Teresina, com o berço do homem americano, a Serra da Capivara, nós mesmos, do Piauí, terra querida, filha do Sol, do Equador. Não, entra o Fantástico mostrando o que eu dizia aqui: a mazela. Os aloprados do PT tomaram conta do Piauí e nós entramos no Fantástico. É aquilo que eu dizia. Agradeço ao Fantástico. Uma vergonha!

            Está aqui: “Retrocesso na saúde do Piauí”, por Edinaldo Miranda. Esse Edinaldo Miranda diz, Romeu Tuma, que tinha orgulho da medicina do Piauí. Citou três casos de pessoas com mielomeningocele, um defeito na coluna vertebral e medula espinhal, em que a bexiga é exposta e as pessoas se urinam. O defeito foi corrigido cirurgicamente e o País aprendeu a admirar a ciência médica do Piauí. Isso é passado, não acontece mais.

            Roriz, no Piauí, introduzi o transplante de coração com grandes médicos. Tudo acabou, o PT parou tudo.

            Está aqui o texto do professor Edinaldo Miranda. Não vou ler tudo, mas ele termina assim... Suplicy, peço a V. Exª, que é do PT, mas não é um dos aloprados, é um paulista, que atente bem. Diz ele:

            “A saúde pública era ruim, achávamos até que pior seria impossível... Mas não foi, não: conseguiram piorar, e muito!”

            Ô, Temporão, todo começo são flores! Eu tenho 40 anos de medicina e advertia. O texto é de um professor, que ainda dá um conselho: evitar os puxa-sacos.

            A Globo, está aqui o resumo, no Fantástico, mostrou filas, choro. Se eu não falasse, eu estaria morto, porque o Piauí está estagnado. Mas o Chiquinho Escórcio é testemunha, porque ele era assessor do Planalto e viu quantas vezes eu fui lá, quantas vezes nós falamos do Hospital Universitário, parado. Pior do que parado: material estragado. Isso faz vinte anos. Aqueles aparelhos de raios-X não prestam mais, tudo decadente, superado. Não tem e nunca funcionou.

            Uma trindade, estrela do PT, foi para o céu. Bradava comigo, mas não conseguiu. V. Exª é testemunha.

            O Fantástico foi lá... Não vou ler toda a reportagem, mas um dos médicos mais corretos e admirados, Felipe Pádua, focalizou quatro doentes para escolher um para a UTI. Ele teve uma crise de choro.

            Pedro Simon... O Pedro Simon está ali ligando para o mundo. Pedro Simon, na certa, está falando com Deus para dar um jeito, porque o Governo que aí está não deu.

            Foi comovente ver o médico chorando para escolher um de quatro doentes. Qual o critério? São os aloprados que estão fazendo isso.

            Aliás, aquele Gilberto Gil passou para a ala dos aloprados. V. Exª viu a entrevista dele? Olha, Gilberto Gil. Ele disse que tudo dele era importado: paletó, camisa, sapato, cinto, só a cueca que é brasileira. Desmoralizou o operário, as indústrias, o nosso futuro. Esse é o patrono, hoje, dos aloprados que existem aí, denunciados pelo Lula. Lula, eu te parabenizo, nós temos que conhecer esses aloprados. São os que mandaram lá no Piauí.

            Então, há 18 anos está parado o Hospital Universitário. Eu bradei aqui, Suplicy. V. Exª ouviu. Nós só não choramos porque somos homens do Piauí, mas pedimos ao Presidente da República e acreditamos nele.

            Há outra coisa feia, mas, atentai bem, aqui quero fazer um elogio ao Roriz. Tenho uma filha que está terminando o curso de Medicina. Ela me disse: “Papai, dormi num hospital uma coisa linda. Eu não sei o nome, mas sei que foi o Roriz que construiu. É um hospital lindo, maravilhoso, todo moderno”. Eu disse que ia perguntar o nome. Você construiu alguns. É difícil, mas vou perguntar. Mas no Piauí é diferente.

            Ô Suplicy, outro dia atendi aposentados que não são mais pagos no Correio, porque cortaram. Atendi e apelei até para a Dª Marisa, que acho que é a salvação, porque o Lula está rodeado de aloprados por todos os lados.

            Mas o que eu queria dizer era o seguinte: há um pronto-socorro municipal. É municipal! Olha a gravidade, Roriz. Somos do PMDB e queremos a governabilidade.

(Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Continuando, o hospital começou a ser feito quando Heráclito era Prefeito de Teresina e eu, de Parnaíba, em 1989. Todo mundo ajudou. O Prefeito anterior, Firmino Filho, o terminou. Faltam os convênios. Lula prometeu, ganhou as eleições, todo mundo não quer nem acreditar. Mas, como o Prefeito é do PSDB, não deixam o hospital funcionar, porque haverá eleições para Prefeito. É outro rolo. Sei que o problema não é do Lula, que está sendo envolvido.

            Venho aqui fazer um apelo. O pronto-socorro municipal não é do PSDB, mas do povo. Aliás, atende ao povo Maranhão e do Pará. Atende ao povo. É do Piauí, é do Brasil. Meu companheiro Roriz...

(Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - ... vamos pedir ao Temporão que leve os recursos. Não queremos o PMDB aí para não terminar aquela obra.

            Agora farei um elogio ao PT: o PT tem gente boa. Não são muitos, mas tem, e V. Exª é um deles.

            Olha aqui o negócio da imprensa. Quando é do lado do Governo, bota grandão.“ Olhe aí, rapaz:, bote aquele negócio que aumenta”. Quando somos nós, nem sai. Quando é do Governo, a lente é aumentada.

            O jornalista Luiz Brandão é do PT e foi um dos fundadores, é um bom caráter; ele foi da Previdência Social. Trabalhei com ele. Ele é como V. Exª, Senador Eduardo Suplicy, do PT, mas não é dos aloprados, não, é dos decentes. Diz a matéria publicada pelo jornalista do PT, intitulada “Um mês na fila”.

            Acaba de adentrar ao plenário o Senador Hugo Napoleão.

            O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco/PT - SP) - Senador Mão Santa, já prorroguei cinco vezes o tempo de V. Exª.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Sr. Presidente, gostaria apenas de ler a matéria publicada pelo jornalista do PT. Não vamos tirar a palavra do homem do PT.

            O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco/PT - SP) - Peço a V. Exª que conclua.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Vejam o que disse Luiz Brandão, do PT - não é dos aloprados:

Cerca de 500 pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) aguardam por cirurgias no Pronto-Socorro do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina. Em alguns casos, a espera já dura mais de um mês e quinze dias pelo procedimento. São apenas 17 médicos para atender tanta gente.[Quando é para pagar, o valor é de R$5 mil, e eles não têm. V. Exªs sabem que ninguém tem essa renda no Piauí.] (...) a maioria dos que apresentam fraturas ou problemas congênitos permanece amontoada, nos corredores do HGV, sem saber quando vão ser operados. Além da grande quantidade de pessoas que vêm de outros Estados (Ceará, Pará, Maranhão e Tocantins), principalmente nos finais de semana, quando triplicam os atendimentos, o atraso nas obras de reforma do HGV também contribuiu para agravar ainda mais a situação no hospital, que beira a calamidade.

            Então, Senador Eduardo Suplicy, apelamos ao Presidente da República para esse problema. Queremos entrar no Fantástico como o maior povo brasileiro, que fez a Batalha do Jenipapo e expulsou os portugueses do Brasil e garantiu a unidade deste País.

            Era o que eu tinha a dizer.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/05/2007 - Página 12223