Discurso durante a 56ª Sessão Especial, no Senado Federal

Cumprimenta o Presidente Renan Calheiros pela forma como tem conduzido o Senado.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Cumprimenta o Presidente Renan Calheiros pela forma como tem conduzido o Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2007 - Página 11579
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, BUSCA, ACORDO, LEITURA, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), TRANSPORTE AEREO, NEGOCIAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, RELATORIO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), LIBERAÇÃO, PAUTA, VOTAÇÃO.

     O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente Renan Calheiros - o Senador José Agripino está saindo -, gostaria de cumprimentar V. Exª pela forma como tem conduzido esta Casa.

     Houve dois exemplos claros nestes dez minutos. O primeiro é que V. Exª se sentou à mesa com as Lideranças, e o Senador Antonio Carlos Magalhães e o Senador José Agripino foram testemunhas da discussão harmônica na busca de uma solução para a leitura do requerimento da CPI.

Acredito, Sr. Presidente, que, dentro do bom senso, contando com a colaboração, o respeito e a estima, todos os Parlamentares Líderes desta Casa concordaram com V. Exª.

Todos nós temos andado pelos aeroportos e sido depositários das angústias da população e às vezes de palavras agressivas, de amargura pelo que estão passando sem saber o porquê. E colhemos informações fragmentadas, ao longo do tempo, notícias de jornal, distorcidas ou não. Então, V. Exª colocará nos eixos, para que haja uma apuração ética, correta, dirigida para o interesse da sociedade.

V. Exª fez essa reunião antecipada, para que não houvesse divisão na discussão que antecipasse aquilo que é correto e sério: apurar se houve ou não crime. Ninguém gostaria de ver um crime acobertado em qualquer segmento da sociedade, nem individual, nem coletivo, como é o caso.

Outra coisa é essa colocação do Senador José Agripino e do Senador Romero Jucá, com a aquiescência de V. Exª, no sentido de se distribuírem os relatórios, para que se tome conhecimento deles e harmonicamente se possa votar e para que V. Exª possa limpar a pauta e colocar em votação vários outros projetos que angustiam muitas comunidades que estão na expectativa das votações do Congresso.

Parabéns, Sr. Presidente. Tenho certeza de que continuaremos nessa linha.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2007 - Página 11579