Questão de Ordem durante a 58ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Questionamento quanto à possibilidade de ocorrer simultaneamente sessões plenárias e reuniões nas comissões.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Questionamento quanto à possibilidade de ocorrer simultaneamente sessões plenárias e reuniões nas comissões.
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2007 - Página 11801
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • CRITICA, FALTA, QUORUM, PLENARIO, DEBATE, IMPORTANCIA, ASSUNTO, QUESTIONAMENTO, REGIMENTO INTERNO, AUTORIZAÇÃO, COMISSÃO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, SIMULTANEIDADE, OCORRENCIA, SESSÃO.

     O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Para uma questão de ordem. Sem revisão do orador.) - V. Exª fica muito bem aí como Presidente. Aliás, sonhei e tencionei até disputar esse cargo, mas quando vi que disputaria com V. Exª, recuei porque perderia, concluí que V. Exª é mais capaz.

     É questão de ordem mesmo. Eu queria saber algo do nosso Regimento - não vamos no espírito da lei não, agora é no Regimento. Acho ridículo o quadro que aqui está. Acabamos de ouvir Antonio Carlos Valadares. V. Exª sabe mais o Regimento que eu, mas sou professor de biologia, fui professor de fisiologia e vi a profundeza... Eu estava aqui atenciosamente porque sei do preparo para a exposição de Antonio Carlos Valadares. Eu o reputava um grande legislador, um homem do direito, mas agora ele chamou a atenção como um Senador com as preocupações com a ciência.

Ridículo o número de Senadores aqui!

     Portanto, pergunto a V. Exª, ao Regimento, se pode haver reunião de comissão no momento em que está havendo a sessão plenária, que simboliza o Parlamento. Porque o Parlamento... Montesquieu fez O Espírito das Leis e dividiu em três... O Parlamento tem três fundamentos hoje: fazer leis boas e justas, a exemplo da lei de Deus; fiscalizar o governo com a CPI, que nós, independentes, assinamos; e o outro é parlar, debater, como Teotônio Vilela disse. Ele deu um grande exemplo de Parlamentar neste Senado. Disse: “Sobrevivendo para falar, e falando para sobreviver”. Portanto, é isso.

     É como Boris Casoy dizia: “É uma vergonha!” Lamento que um pronunciamento tão sério, tão profundo de Antonio Carlos Valadares não seja debatido. Quinta-feira, 15h10min há quatro Senadores, com o Presidente. Quero dizer, de 81, há menos de 5% presentes.

     Então, eu queria apresentar esta questão de ordem: comissões funcionando. Ninguém melhor que V. Exª, que está tão bem aí.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2007 - Página 11801