Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de inauguração de um hotel com centro de convenções no Piauí.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. TURISMO.:
  • Registro de inauguração de um hotel com centro de convenções no Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2007 - Página 13766
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. TURISMO.
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PIAUI (PI), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), FALTA, ATENÇÃO, INVESTIMENTO, SEGURANÇA PUBLICA.
  • SAUDAÇÃO, INAUGURAÇÃO, HOTEL, ESTADO DO PIAUI (PI), ABRANGENCIA, LOCAL, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, CONFERENCIA.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente César Borges, um caos está o Piauí, o Governo, com o modelo PT de administração. Segurança: recentemente, numa grande cidade, Uruçuí, a capital da soja, seqüestraram o vice-prefeito e o gerente de um banco, assaltaram lá, como naqueles filmes de cowboy da nossa infância. A Saúde está boa para a Globo, pois sai no “Fantástico” o mal atendimento - toda hora estão fazendo reportagens. Educação: há pouco, vibramos com o ensino particular - Dom Barreto em primeiro lugar -, mas o Ideb na escola pública, Senador Garibaldi Alves Filho, foi o pior do País. As estradas também só servem para o Globo Repórter mostrar os caminhões atolados. As obras inacabadas, o porto, a ferrovia que prometeram a Alberto Silva, não mudaram o dormente. Levaram os votos. Uma ponte em um rio, que eu fiz em 87 dias - e o Senador Heráclito Forte, em 100 -, vai completar 6 anos, e o PT pára tudo. Está tudo parado. E por aí vai.

            Mas nem tudo é isso. Nós temos de acreditar e dizer que tudo vai melhorar, porque o povo é trabalhador. Então, venho comemorar hoje uma inauguração. Sempre digo: Portugal descobriu o Brasil e os espanhóis, o Piauí. Há espanhóis empreendedores. O maior deles, Manuel Arrey, que é Cônsul - reside lá -, casou-se com uma mulher do Piauí. É um grande investidor.

            Ele iniciou num curtume na Parnaíba, onde nasci; depois trouxe outro curtume, Europa; e eu o coloquei no negócio de castanhas. É a maior empresa do Piauí, talvez do Nordeste. Dizem que é a segunda do mundo a empresa lá de Altos, a Europa Indústria de Castanhas. Ele, que tem, digamos, o melhor edifício de escritórios comerciais, o curtume mais moderno e outros empreendimentos, inaugurou ontem - entregou à capital do Piauí - um hotel, fórmula extra, com um centro de convenções. O centro de convenções do Estado foi criado por Dirceu Arcoverde, quando Governador, em 1972; depois, nós o reformamos, mas tudo está decadente.

            Esta foi uma maneira, para esperança dos empresários que trabalham no Piauí, de dizer que, apesar do Governo, tudo vai melhorar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2007 - Página 13766