Discurso durante a 81ª Sessão Especial, no Senado Federal

Defesa da escolha do senador Sibá Machado para a presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Defesa da escolha do senador Sibá Machado para a presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Aparteantes
Pedro Simon.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2007 - Página 17179
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, INSTALAÇÃO, CONSELHO, ETICA, DECORO PARLAMENTAR, INDICAÇÃO, NOME, SIBA MACHADO, SENADOR, PRESIDENTE, ELOGIO, QUALIFICAÇÃO, CRITICA, QUESTIONAMENTO, ESCOLHA, PRESIDENCIA, AUSENCIA, APRESENTAÇÃO, ALTERNATIVA, PROTESTO, ALEGAÇÕES, FALTA, ESTABILIDADE, MANDATO PARLAMENTAR, SUPLENTE, MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO.
  • COMENTARIO, ELEIÇÃO, ADELMIR SANTANA, VICE-PRESIDENTE, CONSELHO, ETICA, MOTIVO, REJEIÇÃO, INDICAÇÃO, WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA, SENADOR.

     A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu queria apenas registrar, de forma pública e em primeiro lugar, que houve uma reunião, hoje, para instalação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, quando o Bloco apresentou o nome do Senador Sibá Machado. Isso foi decidido pelos componentes do Bloco, pelo trabalho, pela competência, pela coragem, pela lisura e pela responsabilidade que o Senador Sibá Machado já demonstrou, à exaustão, nesta Casa.

     Nesta Casa, não há Senador de uma ou de outra qualificação. Aqui, somos 81 Senadores e Senadoras e, como tal, devemos ser respeitados. Nenhum outro nome foi apresentado. A imprensa passou o dia de ontem inteiro me perguntando se já estava acordado, se já estava fechado e se o nome era o do Senador Sibá. Eu disse, o tempo inteiro: “Nós temos um nome a apresentar, mas não há acordo. Qualquer outro nome pode ser apresentado. Não está fechado”.

     Portanto, quem não concordou, quem não gostou ou quem está questionando poderia ter apresentado um nome. Poderíamos, inclusive, ter ido para o voto. Houve gente, inclusive, que não votou. O Senador Sibá recebeu 15 votos e não 16.

     O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - Permite-me V. Exª um aparte?

     A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Pois não, Senador Pedro Simon.

     O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - Eu queria ver o olhar de V. Exª, que ficou olhando para lá.

     A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - É que estou falando pela ordem e me dirigi ao Presidente, mas, se prefere, posso olhar para V. Exª. Não há problema algum.

     O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - Realmente, V. Exª teve um avanço espetacular na competência, em tão pouco tempo. Eu me lembro do início, e V. Exª, agora, aqui, é quase uma artista de teatro e de televisão, pelo seu brilhantismo e pela sua capacidade.

     A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Tenho muito respeito pelos artistas de teatro. São pessoas maravilhosas.

     O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - E eu também, por amor de Deus! Por amor de Deus!

     A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Então, quando V. Exª diz que posso ser uma artista de teatro, eu me sinto elogiada.

     O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - E merece, porque não dava para sê-lo quando chegou aqui. Era muito política, como eu. Agora, não! Agora, V. Exª tem uma competência que é...

     A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Aprendi bastante com V. Exª, Senador Pedro Simon.

     O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - Aprendeu como não fazer, é verdade. Agora, digo a V. Exª o seguinte: tenho o maior carinho e o maior respeito pelo Senador Sibá, que, desde que assumiu aqui, tem tido um comportamento excepcional, excepcional! O que digo é apenas o seguinte: o Presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar é uma pessoa que deve ter uma situação muito responsável.

     A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - V. Exª está querendo insinuar que o Senador Sibá não a tem?

     O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - O mal é isso...

     A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - É isto que quero perguntar, Senador Pedro Simon: V. Exª está insinuando que o Senador Sibá não a tem?

     O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - O mal é V. Exª não deixar as pessoas terminarem e fazer dedução antes do tempo! V. Exª está fazendo uma dedução, e não é o que estou falando. Principalmente numa hora como esta, em que está em julgamento o Presidente do Senado Federal, que vai para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, penso que seu Presidente deve ser uma pessoa com toda a autoridade, com todo o poder. E, com todo o respeito, se o Senador Sibá, amanhã, resolver tomar uma atitude de que o Senhor Lula não goste, a Senadora Marina estará no seu lugar, e ele não será mais Presidente do Conselho. Então, uma pessoa que não tem estabilidade garantida para estar na Presidência do Conselho não poderia ali estar. E o Senador Sibá será Presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar enquanto o Senhor Lula quiser. E ele vai ficar ali enquanto o Senhor Lula quiser e enquanto ele fizer aquilo com que o Senhor Lula concorda. Então, numa hora tão decisiva e tão importante como esta, está na Presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar um homem que está na dependência do que pensa o Senhor Lula! Foi isso o que quis dizer.

     A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Senador Pedro Simon, volto a dizer que as ilações que V. Exª faz são no sentido de desqualificar e de desconsiderar o trabalho do Senador Sibá Machado. Volto a dizer: ninguém, nesta Casa, tem o direito de fazer isso com o Senador Sibá, pela sua prática e pela sua atitude. E mais: se o Senador Sibá, na condição de suplente da Senadora e Ministra Marina Silva, deixar de exercer seu mandato, tenho a certeza absoluta de que a Casa apresentará outro nome e de que não haverá problema algum.

     O que acho interessante, muito interessante, é que, na hora e no momento de apresentar alternativa, alternativa não havia. Nenhum outro nome foi apresentado. Ninguém questionou na hora. Portanto, não vou admitir que o questionamento, não tendo sido feito na hora de direito, na hora devida, venha a ser feito posteriormente, tentando macular a imagem de um Senador ou estabelecer ilações indevidas a respeito de um Parlamentar.

     O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - Senadora, não sou sequer membro...

     A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Volto a dizer: o Senador Sibá é tão Senador quanto V. Exª e merece desta Casa, não tenho dúvida alguma, tanto respeito quanto V. Exª merece.

     Quanto a essa suposição de que S. Exª poderá não ficar no cargo se, porventura, o Presidente Lula destituir a Ministra Marina Silva, se isso vier a acontecer, a Casa apreciará o caso. Mas levantar ilações ou questionamentos a respeito da postura e do papel importante, relevante, sério e responsável que o Senador Sibá irá desempenhar à frente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, não vou admitir que isso seja feito aqui, no plenário. Não vou admitir isso, porque isso deveria ter sido feito na hora da eleição.

     O nome do Senador Wellington foi apresentado para a Vice-Presidência e foi contestado pelo PFL na hora. Não havia acordo, não estava fechado o nome. Na hora, de comum acordo, não foi o Senador Wellington o Vice-Presidente do Conselho de Ética, mas, sim, o Senador Santana.

     Digo, Senador Pedro Simon, que tenho todo o respeito por V. Exª. Aprendi muito, aprendi o certo, inclusive, com V. Exª. Não vou admitir também que V. Exª insinue que aprendi como não fazer aqui. Não, senhor, não vou admitir isso! Mas quero que todos, aqui dentro, sejam respeitados e que tenhamos condição de dar ao Senador Sibá Machado e ao Senador Adelmir Santana - essas duas pessoas que estarão exercendo postos tão delicados, tão chaves e tão importantes - confiança, respeito e estabilidade, para que possam desempenhar esse importante papel.

     Isso foi resolvido de comum acordo. Fechamos o acordo; inclusive, foi transparente, foi público. Se tivesse algum questionamento a ser feito, que fosse feito na hora! Não o fez na hora, e não admito que ele seja feito posteriormente!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2007 - Página 17179