Discurso durante a 97ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro dos 78 anos do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porte Alegre, comemorado no dia 12 de maio próximo passado. Registro do segundo aniversário da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), dos 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Vacaria, do sexagésimo oitavo aniversário do Município de Canoas-RS e da décima quinta Feira Nacional do Doce (Fenadoce), de 29 de junho a 15 de julho, em Pelotas.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro dos 78 anos do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porte Alegre, comemorado no dia 12 de maio próximo passado. Registro do segundo aniversário da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), dos 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Vacaria, do sexagésimo oitavo aniversário do Município de Canoas-RS e da décima quinta Feira Nacional do Doce (Fenadoce), de 29 de junho a 15 de julho, em Pelotas.
Publicação
Publicação no DSF de 26/06/2007 - Página 20733
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SINDICATO, TRABALHADOR, INDUSTRIA GRAFICA, MUNICIPIO, PORTO ALEGRE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CENTRAL SINDICAL, TRABALHADOR, SINDICATO, METALURGICO, MUNICIPIO, VACARIA (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, MUNICIPIO, CANOAS (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, FEIRA, AMBITO NACIONAL, MUNICIPIO, PELOTAS (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de deixar registrado aqui da tribuna que no dia 12 de Maio, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porto Alegre completou 78 anos de existência.

A história dos gráficos de Porto Alegre está inserida dentro da luta maior dos trabalhadores por direitos e justiça social.

Eram os gráficos quem primeiro tinham contato com livros, panfletos, propagandas políticas e materiais de divulgação de idéias que fomentavam a sociedade. Machado de Assis e Lima Barreto foram gráficos.

A criação da Sociedade Tipográfica Rio-grandense, em 1896, foi fundamental para a realização, em 1898, do I Congresso Operário do Rio Grande do Sul.

Nesse mesmo ano foi criado o Grêmio de Artes Gráficas e Correlatas, e em 1906, cisões políticas fizeram surgir o Sindicato dos Gráficos.

Em 1929, o Comitê Pró-organização dos Gráficos funda a “União dos Trabalhadores Gráficos”, a UTG, que marca oficialmente a fundação do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos de Porto Alegre, denominação que passou a existir somente a partir de 1933.

Em 1929, a quebra da bolsa abalou a economia americana e mostrou ao mundo que os trabalhadores precisavam se organizar na defesa dos seus interesses e de suas categorias.

Em Porto Alegre, uma reunião no dia 12 de maio daquele ano, com a presença de 32 trabalhadores gráficos, constituiu-se no ato formal de fundação do Sindicato dos Gráficos, ainda com o nome de União dos Trabalhadores Gráficos.

Em 1934 desaparece a UTG, surgindo o Sindicato dos Gráficos de Porto Alegre. Dois anos depois, ocorre a fusão deste com o Sindicato Gráfico Porto-Alegrense e inicia o processo para obtenção da carta de sindicalização junto ao Ministério do Trabalho.

A partir de então, fica visível o envolvimento do Sindicato com a vida política brasileira de maneira geral.

Intervenções em 48 e 64; greves que entraram para a história, como a de 1953 que durou cerca de um mês por melhores salários; as agitações políticas de 54, com a morte de Getúlio Vargas; a conquista da sede própria, em 55.

Na década de 90, a modernização tecnológica produz profundas modificações nos modos de produção gráfica.

A informatização passa a substituir os antigos processos artesanais e o sindicato passa a se pautar pelo contexto das novas relações de trabalho e de mudanças sociais.

Hoje, o Sindicato tem mais de mil associados na sua base territorial que abrange os municípios de Porto Alegre, Viamão, Guaíba, Eldorado do Sul e Alvorada,

O sindicato atua tanto nas relações políticas como em atendimento social aos seus associados.

Na entidade, a categoria tem a instância para suas reivindicações, as atividades esportivas e sociais e atendimento em diversas áreas, como médica, psicológica, dentária, uma necessidade diagnosticada pelo Sindicato a partir das demandas da categoria e deficiência nestes últimos em muitas gráficas em Porto Alegre.

A trajetória da categoria dos gráficos foi e continua sendo marcada pela luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e melhores condições de trabalho.

Não faltam apoiadores a esta luta. Mas são acima de tudo os trabalhadores gráficos que têm contribuído maciçamente para a construção da história da entidade, que este ano está fazendo 78 anos.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto é para dizer que na próxima sexta-feira, 29 de junho, a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) completa dois anos de existência.

Creio que a Nova Central é uma entidade verdadeiramente comprometida com os anseios de todos os trabalhadores brasileiros.

Com sua postura autônoma e independente ela tem se destacado na luta pelos direitos trabalhista e sindical.

A Nova Central está tendo também um papel importante na vida do país. Arrisco-me a dizer que ela é uma trincheira de defesa dos valores democráticos, éticos e de justiça social.

Parabéns ao seu presidente, José Calixto Ramos e todos os diretores.

Já o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos do município de Vacaria, no Rio Grande do Sul, completa 50 anos de existência no dia 1º de julho.

Entidade combativa e que demonstrou em toda a sua história como é feito um bom sindicalismo. Parabéns ao seu presidente, Clodomiro Antonio da Costa e toda a diretoria.

Sr. Presidente, o município de Canoas, na região Metropolitana de Porto Alegre, completa 68 anos na próxima quarta-feira.

O atual prefeito é Marcos Antonio Ronchetti que está no segundo mandato consecutivo.

Além de ser sinônimo de economia forte e de povo trabalhador, Canoas, possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho.

A cidade é sede de grandes empresas nacionais e multinacionais, como a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), Springer Carrier e AGCO do Brasil, além de nomes fortes nos ramos de gás, metal-mecânico e elétrico. A cidade tem a segunda maior rede de ensino do Estado. São escolas públicas, particulares e três universidades.

Para finalizar, Sr. Presidente, de 29 de junho a 15 de julho, acontece na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul, a 15ª Feira Nacional do Doce.

A Fenadoce é um evento anual que promove a cultura doceira da cidade - herança da colonização portuguesa e alemã - e o desenvolvimento da região para todo o Brasil.

A promoção é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

            Com certeza, a Fenadoce torna-se o centro das discussões de toda a população durante o período em que ocorre.

Também atrai visitantes de fora, de outras partes do Brasil e do Mercosul. Convidados ilustres da área da política e do entretenimento sempre comparecem.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/06/2007 - Página 20733